Rio - O Departamento de Transportes Rodoviários do Rio (Detro-RJ) informou que manterá o ponto de ônibus na altura do Instituto de Traumato-Ortopedia (Into) para as linhas de ônibus intermunicipais provenientes de Niterói, São Gonçalo e Maricá, na Região Metropolitana, que seguem em direção à Via Binário do Porto e ao Túnel Marcello Alencar (confira abaixo).
Ou seja, não haverá mudanças, mesmo com as interdições da Avenida Brasil para a construção do Terminal Modal Gentileza.
O departamento esclareceu ainda que a manutenção dessa parada de ônibus foi realizada "através de um estudo do órgão e alinhamento com a Secretaria Municipal de Transportes, responsável pelas interdições."
Um comunicado foi emitido pelo Detro-RJ a todas essas empresas de ônibus para que os motoristas possam ser orientados. Além disso, um carro do departamento vai ficar na região, sinalizando que os ônibus dessas linhas específicas poderão parar no ponto do Into até pelo menos dezembro deste ano.
Confira as linhas cuja parada está permitida:
Linhas partindo de São Gonçalo 424D Alcântara x Campo Grande 425D Alcântara x Méier 533D Alcântara x Méier 543D Anaia x Candelária - via Binário do Porto 2424D Alcântara x Campo Grande 2425D Alcântara x Campo Grande 2545D Alcântara x Castelo - via Binário do Porto 2533D Alcântara x Méier 4545D Alcântara x Castelo - via túnel Marcello Alencar
Linhas saindo de Maricá 146D Maricá x Candelária - via Binário do Porto 578D Ponta Negra x Candelária - via Binário do Porto 579R Itaipuaçu x Candelária - via Binário do Porto 590R Ponta Negra x Candelária - via Binário do Porto 2146D Maricá x Castelo - via túnel Marcello Alencar 4146D Recanto x Castelo - via túnel Marcello Alencar 2590R Ponta Negra X Castelo - via túnel Marcello Alencar 6146D Itaipuaçu x Castelo - via túnel Marcello Alencar
Linhas saindo de Niterói 100D Niterói x Candelária - via Binário do Porto 143C Niterói x Nova Iguaçu 740D Charitas x Ipanema - via túnel Marcello Alencar 2100D Niterói x Castelo - via túnel Marcello Alencar 2740D Charitas x Ipanema - via túnel Marcello Alencar
Todas as linhas podem ser embarcadas também na Ilha do Mocanguê como local de integração.
A constução do Terminal Intermodal Gentileza
As obras do Terminal Intermodal Gentileza - projeto que pretende integrar VLT, ônibus e BRT - vai impactar até o fim de 2023 todo o trânsito da Região Central. As mudanças no trânsito foram anunciadas na última quarta-feira (14), pela Prefeitura do Rio. A reforma começou às 22h de sexta (16), interditando o trecho da Avenida Brasil que dá acesso para a Avenida Francisco Bicalho, no Centro do Rio. Após a conclusão das obras, a pista lateral da Avenida Brasil continuará dando acesso à Avenida Francisco Bicalho normalmente.
O Terminal Intermodal Gentileza (TIG) é um projeto do BRT Transbrasil composto por quatro terminais (Deodoro, Margaridas, Missões e Gentileza) e 18 estações. A estimativa é de que o terminal receba cerca de 130 mil passageiros por dia.
As obras vão custar R$ 250 milhões e a estrutura metálica será de material reaproveitado do Centro Internacional de Transmissão (IBC), localizado no Parque Olímpico e utilizado durante a Rio 2016. Circularão por hora no local até 95 ônibus do BRT, 21 composições do VLT e 137 ônibus municipais.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.