Felipe Thiago, de 26 anos, chega preso à 10ª DP, em BotafogoReginaldo Pimenta/ Agência O Dia

Rio - Policiais militares do programa Segurança Presente prenderam, na noite desta terça-feira (04), Felipe Thiago Lima Tavares, de 26 anos, na rua Joaquim Silva, na Lapa, Região Central do Rio. Ele foi reconhecido, após a divulgação de imagens captadas por câmeras de vigilância, como o suspeito por esfaquear a empresária Priscila Reis, no último domingo (02), no estacionamento do Shopping Rio Sul, na Zona Sul do Rio. A Justiça decretou a prisão temporária do homem por 30 dias.
De acordo com delegado Daniel Rosa, responsável pela investigação, Felipe, que é natural do Maranhão e estaria no Rio de Janeiro a três meses, teria fugido pelas ruas de Botafogo após realizar o crime. Após realizar diligências para apurar a autoria do crime, os policiais encontraram em uma bolsa esquecida no local, e descobriram que o homem frequentou um bar na Lapa, na última sexta-feira (30), onde teria passado a madrugada.
"Nós fomos ao bar que ele esteve, recolhemos imagens e conversamos com testemunhas. Nesta segunda-feira recebemos a informação que ele retornou ao local para procurar por documentos, que haviam sido perdidos. O que pudemos confirmar, pois encontramos a bolsa no local do crime, com alguns objetos pessoais, mas sem nenhum documento, o que inclusive dificultou a identificação do homem", disse o delegado.
Na noite desta terça-feira, Felipe retornou ao bar para perguntar pelos documentos perdidos. Os funcionários do bar identificaram o suspeito e avisaram agentes do Segurança Presente que passavam no local. Os policiais detiveram o homem, que ainda tentou simular ser frequentador do bar, mas acabou sendo desmentido. 
Ele foi levado até a 5ª DP (Mem de Sá) e, em seguida, conduzido para a 10ª DP (Botafogo), onde teria confessado o crime. A vítima, Priscila Reis, também compareceu à delegacia, durante a madrugada, e reconheceu Felipe como o autor das agressões. O delegado Daniel Rosa entrou, então, com um pedido no plantão judiciário e foi decretada a prisão temporária do suspeito por 30 dias.
"Nós mudamos a tipificação de um roubo para um latrocínio, uma vez que a vítima levou diversos golpes de faca, o que mostra que a tentativa do homem era de roubar e matar a mulher. Então, para esse tipo de crime, a lei permite a prisão temporária pelo prazo de 30 dias", explicou. "Nós vamos continuar com as diligências para verificar se ele agiu sozinho, ou se teve a ajuda de algum comparsa".
Suspeito já tinha outras passagens por roubo e furto
De acordo com o delegado Daniel Rosa, Felipe já tinha anotações criminais desde a adolescência - duas passagens por furto e uma roubo - inclusive nos estados de Goiás e Brasília. E ainda investigam um outro crime semelhante no bairro de Copacabana.
"Nós já temos a informação que ele teria esfaqueado uma outra pessoa em Copacabana. Estamos aguardando a vítima vir fazer o registro e vamos tentar buscar esse reconhecimento", acrescentou.
Daniel ainda afirmou que o suspeito tinha a intenção de roubar um carro para circular pela cidade e, para isso, teria perseguido uma outra pessoa no estacionamento, mas desistiu devido à presença de uma mulher próxima ao carro onde se escondia.
"Pelas imagens das câmeras, pudemos ver que ele circulava pelo estacionamento do shopping em busca de mulheres para realizar roubos. Ele ainda chegou a seguir uma outra vítima e ficou atrás de um veículo esperando o momento certo para realizar a abordagem, mas foi frustrado porque se assustou com a presença de uma pessoa que passava", contou.
Felipe retornou então para um local próximo a uma cabine de pagamento do estacionamento atrás de uma nova vítima e seguiu Priscila até onde estava o carro, para cometer o crime.
Delegado considera o suspeito como um sujeito "perigoso"
"Para a polícia, se trata de um homem com um perfil extremamente perigoso, que pratica crimes com violência desde a adolescência. E ele comete os roubos utilizando facas, que é um instrumento muito perigoso, uma vez que a vítima ficou muito machucada após levar os golpes. Essa prisão é muito importante para a região da Zona Sul", disse Daniel Rosa.
Priscila Reis, de 32 anos, estava entrando no próprio carro quando foi abordada pelo suspeito. Após reagir, ela sofreu lesões na mão, coxas e na canela. Depois de agredir a mulher, o homem fugiu imediatamente, sem levar nenhum pertence da vítima. Ela foi encaminhada ao Hospital Copa D´or, em Copacabana, na Zona Sul, junto com uma equipe do estabelecimento.
Ela passou por uma cirurgia para reconstruir o ligamento da mão direita. Pela profundidade do corte, a empresária acabou perdendo o movimento de um dos dedos. Além disso, precisou tomar cinco pontos em uma das pernas.
Segundo ela, no momento do ocorrido, o estacionamento estava vazio e sua sorte foi que o assaltante se assustou tanto com a reação de Priscila que deixou a faca e saiu correndo.
A empresária disse que o homem alegou estar drogado e teve medo de ser "levada para algum lugar". Apesar de estar nervosa, conseguiu lutar com ele e impedir uma agressão maior.
"O meu nervosismo era tão grande de achar que ele poderia me levar para algum lugar... ninguém tem que reagir porque é um perigo muito grande, graças a Deus estou viva pra contar. Eu consegui lutar com ele. Eu tive que segurar a faca pra ele não enfiar em mim. Por isso, cortei minha mão e meu ligamento", disse.
A administração do shopping emitiu um comunicado em que lamentava o ocorrido e afirmava que assim que tomou ciência do ocorrido, comunicou imediatamente a polícia e prestou suporte à vítima.