Cachorro na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) com o vereador e presidente da Comissão de Defesa dos Animais da Câmara, Luiz Ramos Filhos (PMN)Reprodução / Luiz Ramos Filho

Rio – O tutor acusado de abandonar cachorro em uma pista em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste, na noite de terça-feira (24), prestou depoimento na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) na tarde desta quinta-feira (26). O animal também foi à unidade, onde passou por perícia.
O vereador e presidente da Comissão de Defesa dos Animais da Câmara Municipal, Luiz Ramos Filhos (PMN), que esteve na delegacia acompanhando o cachorro, informou que, à polícia, o suspeito alegou não ser o dono do cachorro e que não faria algo assim. O homem não teve a identidade revelada para resguardar a sua segurança.

“No depoimento, Ele alegou que não era o dono do cachorro, que tem um canil e que o cachorro estava atrás dele. Disse ser evangélico e que jamais faria isso com um animal. Esta é a versão dele e o caso precisa ser devidamente apurado porque abandonar animais é crime”, disse Ramos.

O caso ganhou repercussão após um vídeo, gravado por um casal em uma motocicleta, mostrar o cachorro, momentos após ter sido abandonado, correndo desesperadamente atrás do veículo do tutor, que não parece apresentar qualquer sinal de arrependimento, seguindo adiante.

As imagens chegaram ao vereador, que acionou a Polícia Civil. Ramos lamentou a cena e afirmou receber por mês, em média, 300 denúncias de abandono e maus-tratos contra animais.

O cachorro foi encontrado por uma moradora da região, na madrugada desta quinta-feira. Ele será encaminhado a um lar temporário onde será castrado, tratado e vacinado e, só então, disponibilizado para adoção.
A delegacia que investiga o caso solicitou que a pessoa que fez as imagens do cachorro após ser abandonado procure uma unidade de polícia para contribuir com a investigação. A corporação informou também que denúncia poderão ser feitas via telefone. O número é (21) 98596-7496.