Por luana.benedito

Rio - Niterói estreia novo roteiro para apreciadores da boa mesa. A cidade acaba de inaugurar a Rota Gastronômica da Região Oceânica. São 25 estabelecimentos, espalhados por quatro bairros — Piratininga, Itaipu, Cafubá e Engenho do Mato. O objetivo é virar referência na gastronomia e incrementar o turismo. Para promover o circuito, o primeiro evento será em junho, em comemoração ao Dia dos Namorados — é o Rota Romântica.

Como adianta a presidente da Rota Gastronômica da Região Oceânica, Patrícia Crespo, todos os 25 estabelecimentos do circuito vão criar cardápio especial para a Rota Romântica, com opções que prometem agradar a todos os paladares e bolsos — de 9 a 12 de maio. Os preços vão variar entre R$ 29,90 e R$ 49,90. “Todos os pratos serão batizados com nomes românticos, como Romeu e Julieta, A Bela e Fera”, entrega.

Em junho%2C o novo circuito vai contar com um cardápio especial para os casais de namorados%2C com pratos para todos os bolsos e paladaresDivulgação

Ainda segundo Patrícia Crespo, estão sendo preparadas outras ações para promover a nova rota gastronômica. E, até o fim do ano, vão ser realizados festivais de camarão e de lagosta, entre outros. A presidente do circuito esclarece também que a intenção é atingir um total de 50 estabelecimentos. “Temos tido bastante procura por parte dos bares e restaurantes da região. Afinal, participar da rota é interessante para todos, funciona como chamariz”, avalia ela.

A presidente da rota acrescenta também que a região tem vários outros atrativos. Há a praia, com restaurantes na orla, ideal para um chope e frutos do mar, além da Serra da Tiririca, local para um bom vinho e cardápio serrano. “Temos as condições climáticas e belezas naturais de dar inveja”, valoriza Patrícia Crespo.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Indústria Naval de Niterói, Luiz Paulino Moreira Leite, o circuito vai trazer diversos benefícios. Para tanto, a cidade vai precisar criar infraestrutura para atender à demanda dos visitantes. “As ações da prefeitura vão ocorrer gradativamente, conforme a necessidade. Afinal, a movimentação nos locais dos restaurantes exige mais estrutura. Mas vamos apoiar todas as ações e eventos para promover a rota, dando todo o suporte. É muito importante essa união. O sucesso do polo será o sucesso da cidade em termos de turismo e, consequentemente, economicamente”, acredita Moreira Leite.

Você pode gostar