Por lucas.cardoso
Rio - O Detran-RJ prepara novidades para o Estado do Rio. Em 2018, vai inaugurar oito novos postos em municípios do interior e também abrirá terceiro turno de trabalho em algumas das atuais unidades. Também vai ser expandido o número de atendimentos do programa Detran Presente. O objetivo é zerar a forte demanda pelos serviços do órgão.
O presidente Vinicius Farah promete criar terceiro turno de trabalho nas cidades com maior necessidadeDivulgação

Segundo o presidente do Detran-RJ, Vinicius Farah, os postos serão inaugurados em Petrópolis, Búzios, Três Rios, São João da Barra, Saquarema, Pádua, Sapucaia e Rio das Ostras. Segundo ele, a intenção é corrigir as atuais distorções, em que moradores de cidades grandes, como Rio das Ostras, com 130 mil habitantes, precisam se deslocar para municípios de porte muito menor. "Se tem demanda e cidade precisa, então o Detran vai e procura estar dentro do dia a dia de tais municípios", destaca.

Vinicius Farah acrescenta ainda outras duas medidas para 2018. Uma delas vai ser a criação do terceiro turno em alguns dos postos do órgão. Outra iniciativa vai ser a instalação de totens de autoatendimento. No total, serão 440 em todo o Estado do Rio. "Neles, vai ser possível obter informações, fazer agendamento, pagar tributos e, em alguns casos, emitir o próprio documento", adianta.

O presidente do órgão confirma também a ampliação do programa Detran Presente. Criado em maio passado, o projeto já teve 44 edições, visitou 25 cidades e realizou mais de 76 mil atendimentos, levando serviços como emissão da carteira de identidade, renovação da habilitação e vistoria anual de veículos, entre outros. "O programa deu tão certo que agora passa a ser permanente. E, em 2018, vamos ampliá-lo de forma grandiosa, pois é um aliado importante para que a gente possa zerar todas as demandas reprimidas. Projetamos atender algo em torno de 200 mil pessoas", avisa Farah.

Publicidade
Serviços de vistoria
Há nove meses à frente do Detran-RJ, o presidente Vinicius Farah destaca também um outro importante programa para diminuir as demandas do órgão. É o Detran Itinerante, que realiza serviços de licenciamento anual, transferências de propriedade, de município e de jurisdição, além de segunda via do CRV e inclusão e baixa de alienação, entre outros.
Publicidade
"Em 2017, o Detran Itinerante aumentou em cinco vezes a oferta do projeto, que é focado na vistoria de veículos, justamente nosso maior problema, já que a demanda é muito grande e difícil de zerar, porque tem toda estrutura de equipamentos e maquinário", avalia Farah.
Legenda: O presidente Vinicius Farah promete criar terceiro turno de trabalho nas cidades com maior necessidade