Ao todo, a cidade aplicou a primeira dose em 44.880 pessoas e a segunda em 13.362Divulgação

Por Irma Lasmar
SÃO GONÇALO - A Secretaria Municipal de Saúde continua vacinando, nesta terça-feira (9), idosos a partir de 78 anos com a primeira dose contra o coronavírus. Os idosos e profissionais da saúde com mais de 60 anos que trabalham em hospitais locais ou que moram na cidade e atuam em hospitais externos podem receber a vacina em oito pontos de imunização espalhados pela cidade, três deles com drive-thru, de segunda a sábado, das 8h às 17h (Veja lista ao final da matéria). 
Ao todo, a cidade aplicou a primeira dose em 44.880 pessoas, sendo 22.273 trabalhadores da saúde, 19.972 idosos com mais de 78 anos, 1.617 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 105 pessoas de residências terapêuticas e 913 acamados. Até as 16h de segunda-feira (8), 13.362 pessoas já foram imunizadas com a segunda dose.
Publicidade
Os profissionais aptos a receberem a vacina são: técnico em radiologia, enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, médico, fisioterapeuta, nutricionista, odontólogo, fonoaudiólogo, psicólogo, biólogo, farmacêutico, assistente social, biomédico e auxiliar e técnico de saúde bucal. Idosos com mais de 90 anos têm prioridade nas filas.
Recebem a segunda dose da CoronaVac os idosos e funcionários da saúde que completaram 21 dias de vacinados, que devem estar munidos do comprovante da primeira dose da CoronaVac aplicada pela Secretaria Municipal de São Gonçalo. Não serão imunizados aqueles que não levarem o comprovante ou apresentarem comprovante de outra cidade. Os que foram imunizados com a vacina da Oxford/Astrazeneca devem aguardar o intervalo entre as doses, que é de 12 semanas, e ainda não está disponível.
Publicidade
Idosos acamados com mais de 80 anos que são atendidos pela Estratégia Saúde da Família (ESF) estão sendo vacinados em casa. Parentes e responsáveis de acamados ou com mobilidade reduzida, com mais de 79 anos, que não são atendidos pelo programa, podem procurar unidades de saúde mais próximas de suas residências para cadastrar o idoso para receber a vacina em casa. As vacinas já estão reservadas para os acamados, que serão vacinados dependendo da disponibilidade das equipes.
A população pode acompanhar o site www.saogoncalo.rj.gov.br e as redes sociais da Prefeitura, que informam sobre a vacinação e quem tem prioridade.
Publicidade
Locais de vacinação, de segunda a sábado, das 8h às 17h:
– Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, Zé Garoto
– Ginásio do Clube Mauá, Centro
– Umpa Nova Cidade
– Clínica Gonçalense do Mutondo
– Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, Alcântara
– Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal
– Polo Sanitário Rio do Ouro
Publicidade
Pontos com drive-thru:
– Campo do Clube Mauá, Centro
– Centro de Tradições Nordestinas, Neves
– Umpa Nova Cidade
Publicidade
Dias de vacinação para grupos de segunda dose:
– Quem tomou a primeira dose em: 12/02, pode tomar a segunda dose até terça-feira (09)
– Quem tomou a primeira dose em: 13/02, pode tomar a segunda dose até quarta-feira (10)
Publicidade
Público-alvo e documentação solicitada para a primeira dose:
– Profissionais de saúde com mais de 60 anos que trabalham em hospitais de São Gonçalo e moram na cidade: identidade funcional, comprovante de trabalho em área hospitalar, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação;
Publicidade
– Profissionais de saúde com mais de 60 anos que trabalham em unidades hospitalares de São Gonçalo e que residem em outros municípios: identidade funcional, comprovante de trabalho em área hospitalar de São Gonçalo, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação;
– Profissionais de saúde com mais de 60 anos que trabalham em hospitais de outros municípios e residem em São Gonçalo: identidade funcional, comprovante de trabalho em área hospitalar, comprovante de residência de São Gonçalo, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação;
Publicidade
– Idosos (idades definidas de acordo com o calendário): identidade, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação.