Cronograma é feito com base nos dados da Vigilância Epidemiológica sobre bairros com maior número de casos da doença
Cronograma é feito com base nos dados da Vigilância Epidemiológica sobre bairros com maior número de casos da doençaDivulgação / Renan Otto
Por Irma Lasmar
SÃO GONÇALO - A Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil programou mais uma semana de sanitização para conter a proliferação do novo coronavírus. O produto utilizado, o quaternário de amônio de 5ª geração, tem a função desinfetante contra fungos, bactérias e vírus e é usado nas ruas da cidade através das motofogs e em alguns prédios públicos por meio de motobomba. O objetivo principal é eliminar do ambiente o vírus transmissor da Covid-19, reduzindo o contágio entre a população. Confira o calendário ao final da matéria.
"O cronograma é feito com base em dados informados pelo setor de Vigilância Epidemiológica, que faz o levantamento dos bairros com maior número de casos da doença. A aplicação do produto rompe a cápsula do coronavírus e o elimina do ambiente", explica o secretário municipal de Saúde, André Vargas.
Publicidade
Nesta semana, serão contemplados os bairros Várzea das Moças, Sacramento, Zé Garoto, Centro, Novo México, Alcântara, Jardim Alcântara, Maria Paula, Santa Izabel, Marambaia, Barro Vermelho, Raul Veiga, Vila Três, Boa Vista, Almerinda, Monjolos, Largo da Ideia, Santa Catarina, Fazenda dos Mineiros, Porto da Pedra, Amendoeira, Jardim Amendoeira, Vista Alegre, Vila Lage, Salgueiro, Mangueira, Parada 40, Jardim Nova República, Guarani, Covanca e Palmeiras. Neles, são usadas as motofogs com a amônia diluída em glicerina. Já nas unidades de saúde, nos hospitais e no Centro de Tradições Nordestinas, é usado o produto diluído em água, que é aplicado por um veículo picape equipado com uma motobomba acoplada.
A Vigilância em Saúde Ambiental também realiza o trabalho de pulverização de inseticida para eliminar o mosquito Aedes aegypti – transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya – nas ruas da cidade. Para este trabalho, também são usadas as motofogs, que são monitoradas por GPS e acompanhadas em tempo real pela Secretaria Municipal de Saúde. A aplicação do produto, na semana de 10 a 14 de maio, será nos seguintes bairros: Boaçu, Arsenal, Almerinda, Brasilândia, Engenho do Roçado, Amendoeira, Jardim Amendoeira, Rosane, Vila Iara, Rio do Ouro, Jardim Nova República, Galo Branco, Várzea das Moças, Jóquei, Lindo Parque, Maria Paula e Vila Candoza.

Programação anti-coronavírus:

Segunda-feira (10): Várzea das Moças, Sacramento, Zé Garoto, Centro, Novo México, Alcântara e Jardim Alcântara
Terça-feira (11): Maria Paula, Santa Izabel, Marambaia, Barro Vermelho, Raul Veiga e Vila Três
Quarta-feira (12): Boa Vista, Almerinda, Monjolos, Largo da Ideia, Santa Catarina e Fazenda dos Mineiros
Quinta-feira (13): Porto da Pedra, Amendoeira, Jardim Amendoeira, Vista Alegre, Vila Lage e Salgueiro
Sexta-feira (14): Mangueira, Parada 40, Jardim Nova República, Guarani, Covanca e Palmeiras

Programação do controle de arbovirose:

Segunda-feira (10): Boaçu, Arsenal e Almerinda
Terça-feira (11): Brasilândia, Engenho do Roçado, Amendoeira e Jardim Amendoeira
Quarta-feira (12): Rosane, Vila Iara, Rio do Ouro e Jardim Nova República
Quinta-feira (13): Galo Branco, Várzea das Moças e Jóquei
Sexta-feira (14): Lindo Parque, Maria Paula e Vila Candoza