'Cultura da Borda na Palma da Mão', de Márcia Falcão, está no São Gonçalo ShoppingDivulgação / Hélio Melo

SÃO GONÇALO recebe, desde ontem (27), as esculturas gigantes da campanha Rio de Mãos Dadas, do Sistema Fecomércio RJ (Sesc e Senac RJ), uma série de ações que visa a envolver as pessoas em um clima de positividade para superar os desafios da pandemia. A obra Cultura da Borda na Palma da Mão, de Márcia Falcão, está exposta no São Gonçalo Shopping, enquanto Feito com Carinho, de LooStavale, é exibida no Pátio Alcântara.
Além de São Gonçalo, a intervenção urbana itinerante - que já expôs as obras em pontos turísticos da capital fluminense e em diversos municípios do estado, poderá ser vista de 27 de julho a 15 de agosto no shoppings Carioca, Santa Cruz, Passeio, Bangu, Caxias, Via Parque, Recreio e o 99, em Valença. Há obras de dez artistas: Agrade Camíz, Bruno Awful, Cláudia Lyrio, Igor Nunes, LooStavale, Márcia Falcão, Maria Amélia Diegues, Mario Band´s, Robnei Bonifácio e Yhuri Cruz.
Publicidade
Com mais de dois metros de altura e confeccionadas em fibra de vidro e pintura acrílica, as mãos representam a superação das dificuldades de 2020 e a esperança de retomada da normalidade ainda neste ano, e serão exibidas em duas etapas: separadas, ilustrando o isolamento social, e, posteriormente, unidas, simbolizando a esperança da retomada de contatos, planos e afetos.
“A intervenção urbana da campanha é uma oportunidade de comunicar à sociedade que a Fecomércio RJ, o IFec RJ, o Sesc RJ e o Senac RJ estão de mãos dadas com a população fluminense neste momento adverso. Ampliar a visibilidade do símbolo de união pelo estado do Rio de Janeiro é uma forma de fortalecer o nosso compromisso com milhares de pessoas, de levar serviços de cultura, educação, capacitações, ações sociais e oportunidades a todos", explica o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
Publicidade
A campanha da Fecomércio inclui intervenções urbanas, exposições itinerantes, maratonas virtuais, capacitações gratuitas em parceria com sindicatos, cursos adaptados ao “novo normal”, Prêmio Fecomércio de Cultura e uma edição especial do prêmio Visão Consciente, para identificar e reconhecer empresas que fizeram a diferença em suas áreas de atuação e na sociedade. 
Márcia Falcão é graduada em Pintura pela UFRJ e um de seus temas recorrentes é a problemática feminina vista através de experiências pessoais, tendo o Rio de Janeiro como cenário, ora belo e poético, ora violento e assustador. Passeando pelo grotesco, assume a linguagem figurativa como meio para transmitir críticas à contemporaneidade. 
Publicidade
LooStavale é mestranda em Processos Artísticos Contemporâneos pela Uerj e bacharel em Gravura pela Escola de Belas Artes/UFRJ. Participou de ações e exposições como ArtRua - Mostra de Arte Urbana, ocupação periódica do muro do Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, Boreart, Sesc Tijuca e Festival de Inverno no Sesc Teresópolis, Deu na Telha no Complexo do Alemão, CMHO, entre outras.