Mais expositores estão autorizados a voltar as atividades na tradicional Feira do Alto  - Divulgação
Mais expositores estão autorizados a voltar as atividades na tradicional Feira do Alto Divulgação
Por Paula Valviesse
A partir deste sábado (15/08) mais 100 expositores estão permitidos a retornar às atividades, seguindo as determinações previstas no decreto que permitiu a reabertura da Feirarte - Feira do Alto, que funciona na Praça Praça Higino da Silveira, 128, no bairro Alto. Agora o espaço passa a contar com 434 estandes, tendo sido feita a organização necessária para comportar essa terceira leva de expositores, sem precisar estabelecer um sistema de rodízio.

Segundo o presidente da Associação dos Expositores da Feira de Teresópolis - Sou Mais Feirinha, Edésio Pacheco, a reorganização do local possibilitou o espaçamento entre as barracas, para que todos retornassem, sem precisar interromper as atividades dos expositores que já estavam trabalhando nas fases anteriores.

“Estamos na terceira fase de retorno, com a volta de mais 100 expositores. Como temos em nosso grupo muitos idosos, que optaram por não retornar à feira neste momento, apesar de poderem indicar substitutos para cuidar do estande, então são em média 75 barracas a menos, de pessoas que irão esperar passar esse momento delicado da pandemia, o que permitiu que organizássemos o espaço, cumprindo com todas as regras sanitárias”, diz Edésio.

Assim como tem sido feito semanalmente, nesta sexta-feira (14/08), será realizado o serviço de desinfecção do local, uma medida adotada pelo associação para garantir a segurança dos expositores e clientes.

“Toda sexta-feira nós temos o serviço de sanitização de todos os setores e estandes da Feira, estamos seguindo rigidamente os protocolos. Inclusive, para melhor atender aos consumidores, limitamos a entrada a três acessos, todos eles com toten de álcool gel, e os expositores limitam o número de atendimentos e todos os produtos são entregues devidamente embalados e higienizados. O uso de máscara também é obrigatório a todos, assim como o distanciamento”, ressalta o presidente.

Movimento deixa expositores otimistas

Ainda de acordo com Edésio Pacheco, desde a abertura, com o primeiro grupo de expositores, no dia 20 de junho, o movimento de clientes na Feirarte aumentou cerca de 50%: “Estamos recebendo um movimento bom de consumidores, o que até nos surpreendeu, é muito bom saber o carinho que tanto os moradores de Teresópolis quanto os turistas têm pela Feirinha. E o mais importante é que nosso movimento cresceu, mas com todos respeitando as normas, isso é fundamental para garantir nosso funcionamento”, diz o presidente.

A avaliação desse movimento traz otimismo aos expositores, uma vez que, segundo a Associação Sou Mais Feirinha, a tradicional Feira do Alto gera em torno de 5 mil empregos diretos e indiretos, garantindo uma circulação de renda mensal de cerca de R$ 5 milhões: “E esse dinheiro fica no município, circula na cidade, o que é muito importante para a nossa economia”, explica Edésio.
Você pode gostar
Comentários