Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher funciona em um caminhão, com duas salas, que ficará estacionado na Praça Olímpica Luís Camões, em TeresópolisDivulgação

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, veículo equipado com moderna tecnologia para exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau), já está em Teresópolis, onde será instalada a partir de quinta-feira (5/08), na Praça Olímpica Luís Camões.
A chegada da estrutura na cidade, viabilizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Sesc-RJ, com apoio do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), será celebrada em cerimônia na praça, onde a unidade está estacionada. Participarão membros da diretoria da Fecomércio RJ, Sesc RJ, Sincomércio e autoridades municipais.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher funciona em um caminhão, com duas salas, uma equipada com mamógrafo e outra com mesa ginecológica para realização do Papanicolau. Ela operará até meados de dezembro como um braço do sistema municipal de saúde.
Publicidade
Mulheres nas faixas etárias recomendadas para os exames - 50 a 69 anos, para mamografia, e entre 25 e 64 anos, para o Papanicolau – podem agendar os exames nos postos de atenção básica do município. As mulheres que estão fora dessas faixas etárias também podem agendar o serviço, desde que tenham requisição médica proveniente do serviço público.

Após realização do exame de mamografia, as imagens de Raio-X são remetidas via on-line ao Hospital de Câncer de Barretos (SP), também conhecido como Hospital de Amor. A instituição, que é referência nacional no tratamento do câncer, faz o laudo e o encaminha à Secretaria Municipal de Saúde, que, por sua vez, realiza a devolutiva aos pacientes. O Sesc RJ estima fazer cerca de 1.500 Papanicolau e 1.500 mamografias no período.

Resultados prontos em até 30 dias
A intenção é que os resultados de ambos os exames fiquem prontos em até 30 dias, sendo que esse trâmite mais rápido é um dos grandes diferenciais da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. Tradicionalmente, em razão do déficit desses equipamentos e da grande demanda, há casos em que mulheres aguardam de 3 a 9 meses para obter o laudo após a realização dos exames. A detecção precoce do câncer de mama é considerada fator primordial para a cura da doença.
Publicidade
Os atendimentos na unidade móvel começarão a ser realizados a partir da próxima segunda-feira (9/08). O horário de funcionamento será das 10h às 20h, nas segundas-feiras; das 8h às 18h, nas terças; das 8h às 20h, nas quartas; das 8h às 18h nas quintas; e das 7h às 13h nas sextas-feiras.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.