Orca é da família dos golfinhos e pode chegar a pesar até nove toneladasFoto: Divulgação

ARRAIAL DO CABO – A rota migratória das orcas, que passam por Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, será objeto de um estudo científico de um biólogo marinho. Segundo a Fundação Municipal de Meio Ambiente, que vai auxiliar no estudo, o doutor em biotecnologia marinha, Marcelo Tardeli quer analisar o comportamento da espécie na região.
Durante a pesquisa, a Fundação vai contribuir com informações, fotografias e vídeos dos animais que já foram flagrados nas águas da Reserva Extrativista Marinha (Resexmar). Um dos registros mais recentes, por exemplo, foi feito na semana passada, quando os tripulantes de uma lancha que fazia o monitoramento marinho na região foram surpreendidos por uma orca, durante um monitoramento marinho da Fundação com a Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (Aremac), que faz o monitoramento das rotas migratórias de orcas e baleias-jubarte na região. 
Publicidade
A partir dos registros e materiais cedidos para o estudo, o pesquisador pretende identificar os mamíferos, qual o período exato da migração, como eles vivem, entre outros comportamentos, para entender melhor o aparecimento desses mamíferos nas águas da região de Arraial do Cabo. O objetivo, segundo o biólogo, é contribuir para a preservação da espécie.
A orca é da família dos golfinhos e, depois da espécie humana, é considerada o segundo mamífero de maior área de distribuição geográfica, já que é encontrada em todos os oceanos e pode chegar a pesar até nove toneladas.