Centro de Tradições Nordestinas de São Gonçalofoto de divulgação prefeitura de São Gonçalo

Nem todos sabem, mas o Rio de Janeiro não possui apenas um Centro de Tradições Nordestinas. Além do mais famoso, que hoje funciona dentro do antigo Pavilhão de São Cristóvão, volta, nesta sexta feira, o de São Gonçalo. Os recursos para a reforma foram provenientes de uma ação de compensação ambiental obtida pela Secretaria de Meio Ambiente daquele município.
Com a reestruturação, a área passa a contar com reuso de água da chuva, aproveitamento de luz natural e complementação de lâmpadas de led em toda a sua extensão, além de projeto de paisagismo. O local, que conta com uma extensão de 22 mil metros quadrados, ganhou ainda uma cobertura sustentável, com  estrutura de aproximadamente 900 m² em telhas e 350 m² em lona.
O espaço será reaberto com 21 quiosques com foco em gastronomia e venda de produtos regionais, além de espaço para apresentações musicais e quadrilhas.
O Centro de Tradições Nordestinas Severino fica no bairro de Neves.  É uma homenagem a Severino Pereira dos Santos, que faleceu em 2017, aos 65 anos de idade. Natural do sertão de Juazeiro do Norte, no Ceará, foi o fundador da Embaixada Nordestina em São Gonçalo,
Feira de São Cristóvão
Após dois anos sem comemorações, o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas voltou com a sua tradicional temporada de festa junina que segue até o agosto. A agenda está repleta de atrações entre musicais e quadrilhas. Nesta sexta feira, tem homenagem aos 80 anos do cantor e compositor Gilberto Gil, fã incondicional da Feira de São Cristóvão.
Mais detalhes, nesta reportagem da nossa redação do Jornal O DIA.
https://odia.ig.com.br/diversao/2022/06/6415690-apos-dois-anos-feira-de-sao-cristovao-volta-a-celebrar-tradicional-festa-junina.html