panorâmica do Rock in Riofoto de divulgação

Não basta tocar aos ouvidos. É preciso tocar a alma e impactar de forma positiva. A responsabilidade socioambiental é hoje uma credencial obrigatória para a agenda dos festivais. A temática faz parte do Rock in Rio, da versão brasileira do Lollapalooza –em SP. Já surgiram com essa pegada o CoMa – em Brasília, o Play Festival – que aconteceu em cinco espaços no Rio de Janeiro – no início do agosto e o Iris - agendado entre 12 a 14 deste mês.

Festival Ambiental
Assim pode ser classificado o CoMa, que acontece até domingo, inspirado nas metas da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). O comprometimento do festival com o meio ambiente começa desde a utilização do eco copo até o descarte correto do lixo gerado nos dias de show, incluindo a coleta seletiva. A cenografia utiliza mobiliários de pallet e bambu. As lâmpadas de LED garantem 80% de economia de energia.
Outras alternativas sustentáveis: camisetas da equipe feitas com 100% de algodão, não utilização de canudos plásticos, redução e compensação de CO2.

Play Festival
O evento ocupou espaços variados em cinco regiões do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense. Entre os locais de atividades: Largo do Machado, Oi Futuro- Flamengo, Praça Mauá, Museu de Arte do Rio, Parque Madureira e Centro Cultural Oscar Niemeyer -em Duque de Caxias, entre outros.

Festival Iris
Mais voltado para o lado espiritual e a conexão com a natureza. Por isso está vai ser realizado no Parque Lage. Entre os apoiadores: a atriz Dira Paes (a Filó da novela Pantanal) e a chef de receitas naturais, Bela Gil. Além da música, foca em artes plásticas, dramaturgia e palestras. O evento também se inspira nos 16 ODS da ONU em prol de uma sociedade mais justa, pacífica e inclusiva.

Lollapalooza
A edição brasileira acaba de anunciar a próxima edição entre os 24 a 26 de março no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
"É muito gratificante poder celebrar a décima edição do Lollapalooza Brasil após um período de tantos desafios", comenta Francesca Brown Alterio, diretora de marketing e da área de festivais da Time For Fun. “Sem dúvida, caminhamos para mais uma edição histórica”, ela complementa.
Em 2022, o Lollapalooza Brasil foi responsável pela retomada da agenda de grandes festivais do país reunindo 302.235 pessoas em mais de 68 horas de música, recebendo nomes como Miley Cyrus, The Strokes, Doja Cat, A$AP Rocky e Martin Garrix, além de Marina Sena, Gloria Groove e Alok.
Para a próxima edição, os organizadores mantém os investimentos no Planeta Lolla, espaço destinado para parcerias com organizações que trabalham com causas sociais e ambientais, entre elas: Greenpeace, Teto, Casa do Coração - que atende crianças e adolescentes, Ampara- maior organização de proteção animal do Brasil e o Instituto Proa – que trabalha com jovens de baixa renda.

Rock in Rio
Desde que assumiu o slogan “Por um mundo melhor”, há 20 anos, o evento da família Medina busca a cada edição, uma maior conexão socioambiental. O festival, programado para Setembro, também entra sintonia com aos ODS. 
‘Há 20 anos, com o seu projeto ROCK IN RIO POR UM MUNDO MELHOR criou uma visão de sustentabilidade que hoje é transversal a todo o evento, assumindo pela primeira vez publicamente metas de sustentabilidade para 2030 alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" – explica o site do evento.
A preocupação socioambiental dos organizadores pautaram as negociações com os parceiros. A coluna conversou com a Gerdau que dá os últimos retoques no palco gigantesco, totalmente em aço reciclado.
https://odia.ig.com.br/colunas/luiz-andre-ferreira/2022/06/6433338-saiba-como-o-palco-gigantesco-do-rock-in-rio-sera-totalmente-reciclado.html 

Já a Nissin, garantiu um plano de logística reversa e preocupação com as metas estabelecidas pelo festival, dentre elas, a gestão sustentável de 100% dos resíduos gerados, conforme pode observar com o artigo no link
https://odia.ig.com.br/colunas/luiz-andre-ferreira/2022/06/6422265-rock-in-rio-a-italiana.html