Messina fez uma exposição sobre situação do caixa municipal do Rio - Reprodução/Facebook
Messina fez uma exposição sobre situação do caixa municipal do RioReprodução/Facebook
Por O Dia

Rio - O secretário municipal da Casa Civil do Rio, Paulo Messina, confirmou nesta segunda-feira que a prefeitura vai aplicar o reajuste acumulado de 2017 e 2018 para o funcionalismo. Messina fez uma 'live' em sua página no Facebook e, na ocasião, disse que ainda não há como divulgar o mês em que a correção salarial virá, mas que será concedida este ano.

"(A previsão) Na LOA (Lei Orçamentária Anual) é para julho ou agosto se não me falha a memória, e vai abranger todo o período acumulado. A prefeitura está trabalhando para ter de qualquer maneira. Ninguém vai ficar sem reajuste. Só que precisamos recompor a Fonte 100 (principal 'conta-corrente' do município, a que recebe verbas da arrecadação própria) para fazer isso", declarou. 

Em 8 de abril, a Coluna informou que o governo municipal já estudava a implementação da correção salarial acumulada. Agora, as categorias aguardam o período em que isso deverá ocorrer.

'Município não se tornará o governo do estado'

Além disso, o secretário afastou a possibilidade de ocorrerem atrasos salariais, a exemplo do que ocorreu com os servidores do Estado do Rio ao longo dos anos de 2016 e 2017.

"Não existe risco de o município virar governo do estado. Temos R$ 400 milhões já todo inicio do mês (oriundo) de ISS, de receitas próprias municipais. Mas acabaram (a gestão anterior, de Eduardo Paes) com a nossa poupança. Então, não temos mais condições de fazer o que fizemos antes (antecipação de salário). Para pagar maio temos que esperar a arrecadação de ISS", afirmou.

No entanto, ele afirmou que os vencimentos de maio não puderam ser antecipados até o momento pela prefeitura por conta dos resultados na arrecadação. "Amanhã vamos ver (o prefeito Marcelo Crivella e a equipe do município) o saldo do ISS e o prefeito fará o anúncio (sobre a data do pagamento)", disse Messina. 

O prazo para pagamento dos salários é o quinto dia útil, que cairá na quinta-feira (dia 7).

Você pode gostar