Jair Bolsonaro e Paulo Guedes - Marcos Corrêa/PR
Jair Bolsonaro e Paulo GuedesMarcos Corrêa/PR
Por PALOMA SAVEDRA
Diante da demora e do silêncio do Ministério da Economia sobre a renovação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do Rio, a partir de 6 de setembro, a Alerj também fará parte das tratativas com o governo federal para impedir mais um colapso das contas do estado. Os deputados da Casa aprovaram nesta terça-feira, em plenário, o envio de uma carta ao ministro Paulo Guedes e ao secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, pedindo a prorrogação do prazo de renovação por mais 180 dias, evitando o fim do regime já no início do próximo mês.
Publicidade
No mesmo documento, os parlamentares vão propor a repactuação do plano de recuperação, assim como a equipe econômica do governo do Rio já sugeriu - mas, até hoje, não obteve resposta. Sem a a permanência do estado no RRF, os cofres fluminenses poderão voltar a sofrer bloqueios pela União - como ocorria em 2016 e 2017 -, inviabilizando o pagamento de servidores, fornecedores e, claro, o funcionamento da máquina pública. 
Presidente da Alerj, o deputado André Ceciliano (PT) ressaltou que o bloqueio nas contas do estado "seria pior dos cenários para o Rio em meio à pandemia do coronavírus". "Vamos propor um novo pacto livre de amarras", afirmou.
Publicidade
Ele lembrou que o Legislativo colaborou com as medidas de compensação financeira a gastos realizados pelo Estado do Rio, com a aprovação do Repetro.