Venda de panetone deve aumentar 7% neste ano, aponta estudo - arte o dia
Venda de panetone deve aumentar 7% neste ano, aponta estudoarte o dia
Por RENAN SCHUINDT

Rio - Faltam menos de dois meses para as festas de fim de ano. Mas os brasileiros já deram início à procura por produtos típicos da época. Destaque para o panetone, que costuma estar presente na lista de compras dos consumidores. Embora haja previsão de alta no preço de alguns itens, a expectativa do setor é positiva. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), a estimativa é que as vendas no país cresçam 7%. No ano passado, houve alta de 13%.

No Rio, os consumidores já começaram a estocar os produtos considerados indispensáveis na ceia natalina. Do tradicional com frutas cristalizadas aos importados com recheios, o panetone continua como o produto mais procurado no país. Segundo um levantamento da Kantar Worldpanel, empresa de pesquisa de consumo, 53% da população já adquire panetones no Brasil. No último Natal, o consumo foi de 39 mil toneladas, movimentando R$ 600 milhões.

De acordo com a pesquisa, os panetones tradicionais, de frutas e gotas de chocolate, representaram 78,2% das vendas. Os recheados e sem frutas corresponderam a 17,4% e 4,4%, respectivamente. A aposentada Vilma Silva espera economizar com as compras antecipadas. "O brasileiro deixa tudo para última hora e paga mais caro. Se colocar na ponta do lápis, a gente vê que vale a pena comprar com antecedência", argumenta a moradora de Irajá, Zona Norte do Rio.

O Megabox aparece como opção para aqueles que pretendem economizar com a antecipação das compras. Neste ano, a rede espera um crescimento de 10% no volume de vendas em relação ao ano passado. "Nosso desconto é gradativo e vai de acordo com a quantidade de produtos adquirida. São mais de 400 itens natalinos, entre nacionais e importados. Além dos panetones, uma dica são os vinhos chilenos, que estão com ótimos preços e cada vez mais caindo no gosto dos brasileiros", recomenda Vanderly Oliveira, gerente comercial da rede. A empresa também vende por atacado. Neste caso, o cliente que cadastrar o CNPJ da empresa tem desconto de 5%.

Você pode gostar
Comentários