Venda de panetone movimenta R$ 600 milhões

Produto, consumido por 24 milhões de famílias no país, aparece entre os itens mais procurados pelos brasileiros nas festas de fim de ano. Compra antecipada gera economia aos consumidores

Por RENAN SCHUINDT

Venda de panetone deve aumentar 7% neste ano, aponta estudo
Venda de panetone deve aumentar 7% neste ano, aponta estudo -

Rio - Faltam menos de dois meses para as festas de fim de ano. Mas os brasileiros já deram início à procura por produtos típicos da época. Destaque para o panetone, que costuma estar presente na lista de compras dos consumidores. Embora haja previsão de alta no preço de alguns itens, a expectativa do setor é positiva. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), a estimativa é que as vendas no país cresçam 7%. No ano passado, houve alta de 13%.

No Rio, os consumidores já começaram a estocar os produtos considerados indispensáveis na ceia natalina. Do tradicional com frutas cristalizadas aos importados com recheios, o panetone continua como o produto mais procurado no país. Segundo um levantamento da Kantar Worldpanel, empresa de pesquisa de consumo, 53% da população já adquire panetones no Brasil. No último Natal, o consumo foi de 39 mil toneladas, movimentando R$ 600 milhões.

De acordo com a pesquisa, os panetones tradicionais, de frutas e gotas de chocolate, representaram 78,2% das vendas. Os recheados e sem frutas corresponderam a 17,4% e 4,4%, respectivamente. A aposentada Vilma Silva espera economizar com as compras antecipadas. "O brasileiro deixa tudo para última hora e paga mais caro. Se colocar na ponta do lápis, a gente vê que vale a pena comprar com antecedência", argumenta a moradora de Irajá, Zona Norte do Rio.

O Megabox aparece como opção para aqueles que pretendem economizar com a antecipação das compras. Neste ano, a rede espera um crescimento de 10% no volume de vendas em relação ao ano passado. "Nosso desconto é gradativo e vai de acordo com a quantidade de produtos adquirida. São mais de 400 itens natalinos, entre nacionais e importados. Além dos panetones, uma dica são os vinhos chilenos, que estão com ótimos preços e cada vez mais caindo no gosto dos brasileiros", recomenda Vanderly Oliveira, gerente comercial da rede. A empresa também vende por atacado. Neste caso, o cliente que cadastrar o CNPJ da empresa tem desconto de 5%.

Galeria de Fotos

Venda de panetone deve aumentar 7% neste ano, aponta estudo arte o dia
Megabox Reprodução

Comentários

Últimas de Empregos e Negócios