Modelo terá 500 equipamentos em 25 estações até o fim de janeiro
 - Divulgação
Modelo terá 500 equipamentos em 25 estações até o fim de janeiro Divulgação
Por O Dia

Rio - Na segunda-feira, patinetes elétricos começaram a operar na cidade do Rio. A iniciativa surgiu de uma parceria entre a Petrobras e a Tembici, empresa especializada em compartilhamento de bicicletas na América Latina. Os aparelhos funcionam com sistema de estações. São retirados e devolvidos em pontos específicos, identificados por aplicativo de celular.

Para cadastro e uso do app, será necessário a inclusão de um cartão de crédito válido. Até o fim do mês, os primeiros 15 minutos serão gratuitos. Depois, será cobrado R$ 4 para cada 15 minutos. O funcionamento das estações é diário, das 8h às 20h, horário em que deve ser realizada a última devolução.

As instalações das estações ocorrerão por etapas. A ação começa com a operação de 100 modelos, retirados e devolvidos em cinco estações. Até o dia 15 deste mês, 150 patinetes passarão a operar em dez estações. Em janeiro, serão 300 patinetes e 20 estações. A frota completa, com 500 modelos e 25 estações, irá operar até o fim de janeiro.

As estações estão localizadas na orla da Zona Sul, do Leme ao Leblon, além de pontos na Lagoa. Algumas ficarão nas ruas. Outras, nos postos Petrobras. Os patinetes possuem display com velocidade, guidão mais largo e prancha de pé maior, garantindo uma maior estabilidade. A velocidade é limitada eletronicamente a 15 km/h, para garantir a segurança dos usuários. Os equipamentos são rastreados por GPS e possuem sistema de freio traseiro à disco.

Você pode gostar
Comentários