Real Potosí enfrentado o Flamengo, em 2012Getty Images

Rio - O Real Potosí, um dos mais tradicionais clubes do futebol boliviano, decretou sua falência nesta sexta-feira (11). Segundo os dirigentes, a equipe será criada em um novo lugar, e deverá recomeçar nas divisões regionais.
A notícia vem dois meses após o clube ser rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Boliviano, quando perdeu para o Universitário de Sucre, em dezembro.
Segundo a imprensa internacional, a estimativa é de que a dívida do clube boliviano seja de aproximadamente 486 mil dólares (cerca de R$ 2.5 milhões, na cotação atual).
O Real Potosí foi fundado em 1986, foi campeão da Copa Simón Bolívar, em 1997, e conquistou o Campeonato Boliviano de 2007. O clube ainda foi vice do Torneio Clausura em 2006 e do Campeonato Apertura, em 2009.
Além disso, o clube ficou conhecido no continente por ter disputado seis edições da Copa Libertadores da América. Inclusive, a equipe boliviana era vista, constantemente, enfrentando algum brasileiro. Na história, quatro times brasileiros enfrentaram o Real Potosí na principal competição da América do Sul. São eles: Paraná Clube, Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras.