RicharlysonReprodução

Rio - Ex-jogador do São Paulo e do Atlético-MG, Richarlyson enfrentou muita homofobia durante a sua carreira. Atualmente, aos 39 anos, o atual comentarista da Rede Globo se tornou o primeiro ex-atleta do futebol brasileiro a assumir que já se relacionou com homens. Em participação no podcast "Nos Armários dos Vestiários", da emissora carioca, o ex-volante falou sobre a sua orientação sexual.
"A vida inteira me perguntaram se sou gay. Eu já me relacionei com homem e já me relacionei com mulher também. Só que aí eu falo hoje aqui e daqui a pouco estará estampada a notícia: "Richarlyson é bissexual". E o meme já vem pronto. Dirão: "Nossa, mas jura? Eu nem imaginava". Cara, eu sou normal, eu tenho vontades e desejos. Já namorei homem, já namorei mulher, mas e aí? Vai fazer o quê? Nada. Vai pintar uma manchete que o Richarlyson falou em um podcast que é bissexual. Legal. E aí vai chover de reportagens, e o mais importante, que é pauta, não vai mudar, que é a questão da homofobia. Infelizmente, o mundo não está preparado para ter essa discussão e lidar com naturalidade com isso", disse.
Richarlyson afirmou que sabe das consequências da sua decisão de tornar pública a sua orientação sexual. Na opinião do ex-jogador, a sua declaração infelizmente não irá tornar a vida daqueles que fazem parte do grupo LBGTQIA+ no esporte menos complicada.
"Pelo tanto de pessoas que falam que é importante meu posicionamento, hoje eu resolvi falar: sou bissexual. Se era isso que faltava, ok. Pronto. Agora eu quero ver se realmente vai melhorar, porque é esse o meu questionamento. Você me entende por que eu acho que é desnecessário às vezes você se rotular? Tem uma questão mais importante, tem gente morrendo, o Brasil é o país que mais mata homossexuais. E a gente está aqui falando de futebol, ok, mas o futebol é um negocinho pequeno. Ah, mas sua fala pode ajudar. Não, não vai ajudar. Quem é Richarlyson, pelo amor de Deus?! Sou um mero cidadão comum, que teve uma história bacana no futebol, mas eu não vou poder mover montanhas para que acabem esses crimes, para que acabe a homofobia no futebol", afirmou.