Vinicius JuniorAFP

O atacante Vinícius Júnior foi alvo de uma fala racista do empresário Pedro Bravo, em um programa de TV da Espanha. O agente criticou as comemorações do brasileiro, que costuma dançar após marcar gols, tratando o ato como macaquice.

"Você tem que respeitar o rival. Se quer dançar, que vá ao sambódromo no Brasil. Aqui o que você tem que fazer é respeitar os companheiros de profissão e deixar de fazer macaquice".

Após o ataque, Vinícius Júnior ganhou apoio nas redes sociais e a hashtag #BailaViniJr se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter. Companheiro de Seleção Brasileira, Neymar saiu em defesa do atacante do Real Madrid.


Com a repercussão da fala racista, o empresário Pedro Bravo, que é o presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores, usou as redes sociais para se desculpar, argumentando que o termo utilizado foi uma metáfora.

"Quero esclarecer que a expressão "fazer macaquice" que utilizei mal ao qualificar a dança do Vinicius na comemoração dos gols foi de maneira metafórica. Como minha intenção não foi de ofender ninguém, peço sinceramente desculpas. Sinto muito!".
A comemoração de Vinícius Júnior já tinha virado pauta na Espanha antes mesmo da fala racista do empresário Pedro Bravo. Nesta semana, Koke, capitão do Atlético de Madrid, próximo rival do Real Madrid, afirmou que haverá confusão caso o atacante comemore gols dançando no Metropolitano.

O Real Madrid lidera o Campeonato Espanhol, com 100% de aproveitamento, somando 15 pontos em cinco rodadas. O Atlético de Madrid é o sétimo colocado, com 10. As equipes se enfrentam neste domingo, às 16h (Brasília), no Metropolitano.