O GP do Japão foi confuso até mesmo para Max Verstappen, que não sabia que era o novo bicampeão de Fórmula 1 após vencer em Suzuka. O piloto da Red Bull só descobriu que havia conquistado o título com quatro corridas de antecipação pouco antes de subir ao pódio.
Afinal, a forte chuva adiou em duas horas a largada do GP do Japão, que só teve 28 voltas (o limite máximo do evento é de 3h). Com isso, o holandês não sabia se seriam computados os 25 pontos pela vitória ou se seriam menos devido ao regulamento. Mas, com o número de voltas, já era possível somar os pontos na totalidade. Ainda assim, o que deu o título ao piloto foi a punição de 5 segundos na última volta a Charles Leclerc, da Ferrari, que perdeu o segundo lugar para Sérgio Perez, da Red Bull, e caiu para o terceiro.
"Eu não tinha ideia do que iam decidir com os pontos. O maior objetivo era vencer, mas assim que cruzei a linha de chegada, fiquei tipo 'está bem, foi uma corrida incrível, mas sem título ainda'. Concedi entrevista e, de repente, meus mecânicos começaram a comemorar. Notei que Checo (Sergio Pérez) era segundo, ao invés de Charles. Ainda assim, não sabia se valeram os pontos na íntegra, ou metade, ou 75%. Tanto faz. Celebramos, e me falaram que ainda faltava um ponto. Foi estranho. No fim das contas tínhamos pontos suficientes, então fomos campeões de novo", contou de maneira descontraída.
Com os resultados, Verstappen chegou a 113 pontos de distância para Leclerc, com apenas 112 em disputa nas próximas quatro corridas.
Confira o resultado do GP do Japão:
1º - Max Verstappen (HOL/Red Bull), em 3h01min44s004, 28 voltas
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.