Bruno Spindel, na companhia de Marcos Braz, está na Europa em busca de reforçosGilvan de Souza / Agencia O Dia

Enquanto Renato Gaúcho inicia os trabalhos no Flamengo de forma avassaladora, com quatro vitórias em quatro jogos, a diretoria busca jogadores para reforçar o elenco. Bruno Spindel e Marcos Braz, diretor executivo e vice de futebol, respectivamente, estão em Lisboa, em Portugal, cidade que servirá de base para a dupla tentar cumprir a missão de repatriar Thiago Mendes, volante do Lyon, e Kenedy, atacante do Chelsea.
As primeiras reuniões irão acontecer já nesta segunda-feira para dar início ao projeto. As estratégias estão traçadas, e a ideia é convencer Lyon e Chelsea nem que seja na base do cansaço. No argumento, Braz e Spindel alegarão que a transferência para o Flamengo pode valorizar os atletas, como aconteceu recentemente com Pablo Marí (vendido ao Arsenal) e Gerson (negociado ao Olympique de Marselha).
Publicidade
A favor da dupla rubro-negra está a vontade dos dois jogadores. Tanto Thiago Mendes quanto Kenedy querem vestir a camisa do Flamengo e já deixaram isso claro para os seus respectivos representantes, porém não podem fazer nada mais por isso e se limitam a expressar o desejo, que é de atuar no Rubro-Negro por uma temporada.
O cenário envolvendo os dois, entretanto, é diferente. No caso de Thiago Mendes, atleta que custou mais de 20 milhões de euros aos cofres do Lyon, o presidente do time francês, Jean-Michel Aulas, já avisou aos seus subordinados da diretoria que não aceitará emprestar ao Flamengo com opção de compra e exige que seja obrigação de compra. Até o momento, o Rubro-Negro fez apenas uma oferta, com opção avaliada em 6,8 milhões de euros, mas recusada de antemão.
Publicidade
Juninho Pernambucano, ex-jogador e atual dirigente do Lyon, sempre que consultado faz questão de deixar claro a dificuldade que será de convencer o presidente do clube a emprestar Thiago Mendes.
"Empréstimo não vai sair, presidente assumirá uma dívida grande se aceitasse e ele já falou que não quer…", resumiu Juninho sem querer dar entrevista. 
Publicidade
Em relação a Kenedy, a dificuldade é a mesma, mas ainda não teve uma proposta concreta do Flamengo porque o Chelsea não colocou na mesa o que deseja para liberar o atacante por empréstimo. Pelo contrário. Dá prioridade para uma venda e quer aguardar a janela de transferência para saber saber se chegará oferta pelo jogador, que fez uma boa temporada pelo Granada, da Espanha.
Giuliano Bertolucci, um dos principais agentes no mundo da bola, é quem representa o Flamengo nas conversas com o Chelsea pela boa entrada que tem no time inglês. Consultado recentemente, o empresário brasileiro, apenas disse que "pode andar" a negociação, sem dar mais detalhes.
Publicidade
O Flamengo, pelo momento financeiro que vive por causa da pandemia, dá prioridade a contratações por empréstimo e sem a necessidade de compensação financeira. Exatamente por isso que Thiago Mendes e Kenedy são contratações difíceis de serem concretizadas, mas não impossíveis.
A insistência de Braz e Spindel em Thiago Mendes e Kenedy é porque a dupla rubro-negra entende que os dois jogadores estão dentro do perfil que a diretoria traçou para reforçar o elenco: peças que cheguem para jogar e não apenas compor elenco. Há consenso interno de que se for "contratar por contratar" é melhor apostar nas peças que já estão no elenco ou até mesmo na categoria de base.
Publicidade
Os dois representantes do Flamengo na Europa não têm data para retornar ao Brasil e a meta é voltar com, ao menos, um reforço na mala. Inclusive, há quem diga nos corredores da Gávea que "quando Braz e Spindel resolvem viajar à Europa é porque não voltarão de mãos abanando".
Outro nome em pauta, mas que ainda não negociação, apenas contatos iniciais, é Rafinha Alcântara, do PSG. Este jogador agrada à diretoria do Flamengo, mas dependerá do sucesso (ou não) das demais contratações. O jogador está no radar da dupla rubro-negra na ida à Europa.
Publicidade
Com alvos definidos e estratégias traçadas, Braz e Spindel começarão a semana a todo vapor no Velho Continente. Enquanto que no Brasil, Renato Gaúcho iniciará a preparação para pegar o ABC na quinta-feira, no Maracanã, às 20h.