4.º Fórum de Secretários Municipais de Trabalho da Baixada FluminenseDivulgação

Por Chiara Martelotta
Nesta quarta-feira (09), o 4.º Fórum dos Secretários Municipais de Trabalho da Baixada Fluminense esteve presente no Município de Itaguaí. A Sede do evento foi o Teatro Marilu Moreira. Treze secretários da pasta de Trabalho da região foram reunidos para o diálogo sobre as necessidades de cada município, políticas públicas, qualificação profissional e geração de emprego e renda.

Durante o evento, o prefeito de Itaguaí, Dr. Rubem Vieira, destacou a importância da união dos municípios. “O município sozinho não tem força junto ao governo do estado e ao governo federal para muitas vezes lutar pelo desenvolvimento econômico da cidade, mas em fóruns como este, nós ajudamos a construir a história de uma região e podemos brigar juntos por algo muito maior e importante para estes municípios. Eu sempre falo por onde passo da importância de trabalharmos juntos para o desenvolvimento das regiões”, disse o prefeito.
4º Fórum de Secretários Municipais de Trabalho da Baixada Fluminense - Divulgação
4º Fórum de Secretários Municipais de Trabalho da Baixada FluminenseDivulgação
Publicidade
A agenda do evento abordou pautas sobre a importância do crescimento de todas as cidades como meio de evitar problemas como o aumento da violência e do desemprego.

“Esse é um evento inédito na cidade, desde a primeira reunião em janeiro trabalhamos para que essa pasta de emprego e renda venha se desenvolver no município de Itaguaí, e em toda a baixada fluminense. O que precisamos é definitivamente colocar em prática os programas, a capacitação, o treinamento dos trabalhadores, da população do Município e da baixada fluminense como um todo para que a gente possa vencer essa crise que a pandemia nos trouxe”. Conta o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Victor Soares Benezath.

O prefeito lembrou também de elos importantes que ligam os municípios, entre eles o Arco Metropolitano, a RJ-099, e o Porto de Itaguaí, que colaboram no desenvolvimento de todos os municípios que têm seus setores industriais ligados e reforçou a necessidade de trabalharem juntos.

“Tenho tentado trazer isso aos prefeitos, a importância do diálogo e de estarmos juntos reivindicando ao Governo do Estado e Governo Federal por iniciativas importantes para que os municípios possam avançar juntos”, afirmou.
4º Fórum de Secretários Municipais de Trabalho da Baixada Fluminense - Divulgação
4º Fórum de Secretários Municipais de Trabalho da Baixada FluminenseDivulgação
Publicidade

Além do secretário de desenvolvimento econômico sustentável, Victor Soares Benezath, o evento contou com a presença do presidente do Fórum dos Secretários Municipais de Trabalho e secretário de trabalho de Nilópolis, Eduardo Amorim, o vice-presidente do Fórum e secretário de trabalho de Seropédica, Nelson Matos, o coordenador do Ministério do Trabalho, Eduardo Medeiros, o vereador, Gil Torres, o secretário de trabalho de Guapimirim, Leonardo Guimarães, a representante da Secretaria de Trabalho de Japeri, Aline Alves, o representante da Secretaria de Trabalho de Queimados, Luiz Carlos Cassiano, a secretária de Trabalho de São João de Meriti, Ana Paula Miranda, e o secretário de Trabalho de Belford Roxo, Sérgio Lins.