Prefeitura de Nova Friburgo entrou na Justiça para garantir continuidade do serviço de transporte coletivoWilliam Maia

Desde o pedido de devolução do serviço de transporte coletivo ao município de Nova Friburgo, feito pela empresa Nova Faol, no dia 15 de março deste ano, a questão do transporte no município teve muitas reviravoltas. E justamente nesta quarta-feira (14/07), dia que estava previsto, por contrato, a apresentação da frota da nova empresa que venceu a licitação emergencial realizada pela Prefeitura, o município confirma que entrou com pedido de prorrogação da tutela provisória para que a Nova Faol continue responsável pelo transporte por mais alguns dias.

Em resposta ao O DIA, a Prefeitura informou que “mesmo após inúmeras declarações públicas do diretor da empresa Nova Faol de que irá continuar prestando o serviço de transporte coletivo enquanto for necessário, um pedido de prorrogação da tutela provisória foi formulado pela Prefeitura de Nova Friburgo ao juízo e a expectativa é de que a decisão seja proferida a qualquer momento”.

A empresa Nova Faol vem prestando o serviço de transporte coletivo em Nova Friburgo sem contrato de concessão desde 2018. Em março, a empresa entrou com o pedido de devolução, dando prazo de um mês para que o município se organizasse para assumir o transporte coletivo, mas esse prazo foi prorrogado por mais 60 dias, por meio de liminar concedida pela Justiça. Ou seja, a gestão do transporte pela Nova Faol estava prevista para acabar nesta quinta-feira (15/07).

Em maio, a Prefeitura lançou a licitação para contratação de empresa para prestar o serviço de transporte coletivo, em caráter emergencial, na qual a empresa Itapemirim Group Ltda sagrou-se vencedora, com a oferta de reajuste da tarifa para R$ 4,15 e o subsídio mensal a ser pago pela Prefeitura é de R$ 290 mil. O contrato com a empresa vencedora foi assinado no dia 22, mas esse prazo foi corrigido, passando a assinatura a datar 25 de junho.

Com essa nova data de assinatura do contrato, ficou estabelecido para que a frota da empresa Itapemirim seria apresentada nesta quarta-feira (14/07). Perguntada sobre essa questão, a Itapemirim se limitou a responder que “O Grupo Itapemirim não comenta detalhes de negociações em andamento e informa que está cumprindo os prazos previstos em contrato assinado com a Prefeitura de Nova Friburgo”.
Procurada, a Nova Faol confirmou que não vai deixar os munícipes sem o serviço de transporte, reiterando o compromisso da empresa para com a população de Nova Friburgo. Também nesta semana a empresa confirmou ter sido procurada pelo Grupo Itapemirim sobre uma possível compra, mas sem detalhar muito quanto às negociações. A Nova Faol disse apenas que pediu garantias reais, como por exemplo uma carta de fiança de banco de primeira linha, para seguir com as negociações.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.