Prefeito interino, Hingo Hammes, com o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa Filho, a gerente de enfermagem, Márcia Vieira Dias, e o diretor administrativo do HMNSE, Sergio Morelli - Divulgação/Ascom
Prefeito interino, Hingo Hammes, com o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa Filho, a gerente de enfermagem, Márcia Vieira Dias, e o diretor administrativo do HMNSE, Sergio MorelliDivulgação/Ascom
Por O Dia
Petrópolis - O ponto de apoio para pacientes com sintomas de COVID-19 atualmente montado em uma tenda ao lado da UPA Centro será transferido na próxima quinta-feira (14) para o Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE).
O anúncio foi feito pelo prefeito interino Hingo Hammes, que esteve no hospital com o secretário municipal de Saúde, Aloisio Barbosa, na tarde deste sábado (9). Hammes também antecipou que a UPA Cascatinha voltará a operar, na mesma data, como UPA Vermelha, exclusiva para internação de pacientes com sintomas da doença.
Publicidade
Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE) - Reprodução
Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE)Reprodução
As medidas fazem parte da reorganização das portas de entrada da rede municipal de saúde para garantir um melhor atendimento à população e uma melhor infraestrutura às equipes de saúde. Segundo o secretário de Saúde, a UPA Cascatinha, que teve toda a parte elétrica revista recentemente, passará por adequações para o pleno funcionamento de dez leitos de UTI e dez leitos clínicos.
Publicidade
Com a mudança, a UPA Centro, que hoje atende exclusivamente pacientes com sintomas de COVID-19, voltará a funcionar, já na quinta-feira, após higienização, como unidade de pronto-atendimento.
“Não adianta termos várias portas de entrada sem equipes e infraestrutura adequada para atender a população. Vamos reorganizar, primeiramente, esse atendimento nas UPAs Centro e Cascatinha”, afirmou o prefeito.
Publicidade
UPA passa a atender outras emergências na quinta-feira (14) - Reprodução
UPA passa a atender outras emergências na quinta-feira (14)Reprodução
Na prática, pacientes com necessidade de atendimento de urgência (não COVID-19) na cidade deverão se dirigir à UPA Centro, Pronto Socorro Leônidas Sampaio (Alto da Serra) e UPA Itaipava. Já pacientes com sintomas de COVID-19 deverão procurar atendimento no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp, que terá um espaço no primeiro andar para organizar este fluxo.
Publicidade
“O HMNSE dispõe de infraestrutura para as equipes e os pacientes. Vamos reforçar o quadro de pessoal para garantir que na unidade, que já é referência para internação de casos de COVID-19, a população encontre atendimento adequado”, detalhou o secretário Aloísio, que voltou a falar sobre a preocupação com os casos da doença.
“A população precisa se conscientizar de que este é um trabalho conjunto. Peço a ajuda de todos: mantenham as medidas de prevenção, utilizando máscaras, lavando bem as mãos, utilizando o álcool em gel e mantendo o distanciamento”, declarou o secretário.
Publicidade
UPA Cascatinha voltará a ser UPA Vermelha - Reprodução
UPA Cascatinha voltará a ser UPA VermelhaReprodução
Além do atendimento de referência para COVID-19 no HMNSE, os pontos de apoio de Itaipava e de Cascatinha serão mantidos para a realização de exames, com equipes de enfermagem. “Estamos analisando outras medidas na tentativa de melhorar o fluxo de atendimento e buscando alternativas para ampliar o número de leitos para internação para pacientes COVID e também não COVID. Toda a ajuda que vier neste momento é muito bem-vinda. Estamos buscando soluções em todos os lados, ouvindo ideias, sugestões. Nossa prioridade é reestruturar a rede de saúde, garantindo a população aquilo que é direito de todos”, finalizou Hammes.