Escola Municipal Professora Eliana Provazi, no bairro Novo HorizonteDivulgação

Por O Dia
A Secretaria de Educação de Porto Real estuda a possibilidade de iniciar o ensino híbrido a partir do mês de maio. Desde fevereiro, os 3,7 mil estudantes da Rede Municipal estão estudando de forma remota pela plataforma online e com a retirada de material impresso para alunos sem internet.
De acordo com a secretária de Educação, Maria Madalena Ferreira de Souza, o município criou um Protocolo Sanitário de Retornos às Atividades Escolares Presenciais construído pela Comissão de Elaboração conforme diretrizes emanadas pelo Ministério da Educação. "O retorno será realizado através de rodízio para o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, Aceleração e EJA. Já os estudantes da Educação Infantil irão retornar, posteriormente, após avaliação e análise da curva de contaminação. O rodízio será semanal, sendo 50% na primeira semana e 50% na segunda semana, respeitando a sequência dos números de chamada", explicou.
Publicidade
Madalena destaca que o processo de reabertura das escolas no período de relaxamento das restrições de distanciamento social demanda alguns cuidados e mudanças de rotina, de forma a não impactar na taxa de transmissão da Covid-19. Entre os principais cuidados estão a obrigatoriedade do uso da máscara, distanciamento entre os alunos, higienização do ambiente escolar e aferição da temperatura.
Na Rede Privada, estão autorizadas as aulas presenciais, desde que sejam cumpridas às exigências do Protocolo Sanitário. "A Prefeitura, através de um representante da Secretaria de Educação e um representante da Vigilância Sanitária, realizou a visita técnica de inspeção antes da liberação das escolas. Essas fiscalizações ocorrerão constantemente durante o ano letivo", garantiu a secretária.