Prefeito Marcelo Crivella - Divulgação
Prefeito Marcelo CrivellaDivulgação
Por O Dia

Rio - O prefeito Marcelo Crivella afirmou que, se não chegar a um acordo para que empresas voltem com os ônibus que estão fora de circulação, vai abrir licitação para novas empresas. Entre as linhas que foram extintas estão 581 (Leblon x Cosme Velho) e 582 (Leblon x Urca). Já a 366 e a 368, que ligam Campo Grande ao Centro, demoram mais de uma hora para passar. Crivella disse ainda que vai liberar vans onde não há ônibus.

Em entrevista ao Bom Dia Rio, o prefeito destacou que a licitação seria aberta também para viações de outros estados e até internacionais. "Estamos não só multando as empresas, mas conversando, tentando calcular uma tarifa justa", completou.

Crivella explicou que o sistema de consórcio se mostrou ineficaz e não funcionou para os passageiros, já que eles não tiveram mais ônibus à disposição na cidade e com tarifas mais baratas. Para o prefeito, o atual modelo promove "o canibalismo" entre as empresas.

“Com esse modelo, temos o risco do monopólio. Mas a situação está sendo monitorada e, em breve, no próximo mês ou um pouco mais teremos uma solução. As empresas não têm mais poder político como anteriormente. A vitória da lei do trocador é uma prova disso. A classe política e a gerência técnica é que têm voz de mando”, disse o prefeito.

 

Você pode gostar