Rio - A megaoperação das Forças Armadas no Complexo da Maré, Penha e Alemão, acabou com 86 presos, oito mortos (entre eles três militares), e 1,5 toneladas de drogas apreendidas. Além disso, 53 armas e 4,7 mil munições foram encontradas. De acordo com o Comando Militar do Leste (CML), as equipes do Exército deixaram as comunidades na tarde desta sexta e, agora, as áreas permanecem sendo patrulhadas pela Polícia Militar.
A ação começou na segunda-feira e durou quatro dias. Durante este período, moradores relataram momentos de horror nas comunidades. Denúncias de abuso de poder foram divulgadas através das redes sociais e a Defensoria Pública chegou a ser acionada para verificar os casos. Entre os abusos relatados, está a prisão de cinco rapazes, que foram levados após trocarem mensagens no celular sobre a operação.
Já entre as prisões mais relevantes da ação, está a do traficante Eber do Nascimento Candido, o Ebinho, apontado como chefe do tráfico na comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte.