PMs estão na região desde o fim da madrugada - Reprodução / TV Globo
PMs estão na região desde o fim da madrugadaReprodução / TV Globo
Por O Dia

Rio - A Polícia Militar faz, na manhã desta terça-feira, duas operações em comunidades de diferentes regiões da cidade. O Comando de Operações Especiais (COE) está no Complexo do São Carlos, nos bairros do Catumbi e Estácio, na área central da cidade, enquanto a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Tabajaras faz uma ação na comunidade de Copacabana, na Zona Sul.

De acordo com a PM, foram enviados ao Morro da Mineira, no Catumbi, agentes dos batalhões de Polícia de Choque (BPChq) e de Ações do Cães (BAC). No Morro de São Carlos, no Estácio, estão militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

Segundo as informações, o objetivo da ação é colocar em prática as alterações operacionais que foram planejadas pelo Comando de Polícia Pacificadora (CPP) para a Unidade. Entre elas, está a desmobilização de uma das bases da UPP São Carlos.

A Equipe de Demolição Tática (UEDT), do BOPE, está, nesse momento, retirando essa base. Segundo a PM, com essas medidas, o efetivo será melhor distribuído e irá aumentar o reforço no policiamento e a segurança dos policiais. 

Na Ladeira dos Tabajaras, a operação da UPP conta com o apoio da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) e do Grupamento de Intervenção Tática (GIT).

Até meados das 7h, um suspeito havia sido ferido na operação no São Carlos. Ele foi encaminhado ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro. Sua identidade ainda não foi revelada e não há informações sobre seu estado de saúde.

Tiroteio

Nas redes sociais, moradores das duas regiões relataram tiros no início das operações. No Complexo do São Carlos os disparos começaram por volta das 5h. "Deu para escutar da Rua Mariz e Barros. Muito tiros, muito", informou uma moradora da Tijuca. "Muitos tiros próximo ao Rio comprido", disse outra, de mais um bairro vizinho. "Novamente fortes emoções. Tá osso viver nessa cidade", lamentou uma terceira.

No Tabarajas, os tiros foram ouvidos antes das 6h. "Tabajaras em guerra desde cedo só tiros de fuzil", relatou um morador da região. "Acordei com o barulho daqui da (Rua) Figueiredo (de Magalhães)", avisou outro. "Também acordei com um imenso tiroteio. Estou ouvindo aqui na (Rua) Santa Clara", disse uma terceira.

A página do aplicativo "Onde Tem Tiroteio-RJ. OTTRJ" divulgou um vídeo onde é possível ouvir tiros na operação de Copacabana; confira!

Você pode gostar