Prédios desabam na Muzema  - Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Prédios desabam na Muzema Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Por RAFAEL NASCIMENTO

Rio - Logo após dois prédios desabarem no Condomínio Figueiras do Itanhangá, na comunidade da Muzema, Zona Oeste da cidade, a Prefeitura do Rio começou a estudar como deverão ser feitas as demolições de cerca de 16 edifícios da localidade, que foram construídos irregularmente por milicianos. Entretanto, há um impasse. A gestão de Marcelo Crivella não sabe como colocará abaixo os imóveis. Há dias, funcionários de diversas secretarias estudam os riscos que deverão enfrentar para colocar abaixo as residências. Servidores de diversas áreas temem retaliação do grupo paramilitar. A alta cúpula da Polícia Militar já ofereceu ajuda para a Prefeitura. No entanto, o prefeito não respondeu se vai ou não aceitar.

Representantes de vários órgãos da Prefeitura estão reunidos nesta segunda-feira,para avaliar as próximas ações que devem  tomadas na Muzema. Entretanto, os representantes das secretarias envolvidas na questão aguardam, segundo apurou O DIA,  a Defesa Civil do município que tem um prazo de 15 dias para emitir um laudo apontado o número exato de edificações que precisam ser demolidas ou escoradas.  

No final da madrugada deste domingo, o Corpo de Bombeiros encontrou o corpo da última vítima que estava embaixo dos escombros. Juliana Martins de Souza Vicente, de 28 anos, foi encontrada pouco depois da meia-noite. Após o resgate, as buscas foram encerradas. De acordo com a corporação, foram mais de 200 horas de trabalho ininterruptas, e não há mais nenhuma pessoa desaparecida. No total, foram 23 corpos encontrados. Três pessoas continuam hospitalizadas.

O DIA tenta desde a última semana um posicionamento da Prefeitura do Rio — para que a gestão diga se vai ou não aceitar a ajuda da PM. No entanto, a assessoria da Prefeitura não responde as indagações da reportagem.

Quem construiu e quem vendeu?

Desde a última sexta-feira, a Polícia Civil procura José Bezerra de Lima, o 'Zé do Rolo ou Zé Roleiro', Renato Siqueira Ribeiro e Rafael Gomes da Costa. Eles são suspeitos de construir e vender os apartamentos que ruíram. O Plantão Judiciário decretou a prisão do trio — que já é considerado foragido. Segundo Adriana Belém, delegada titular da 16ª DP (Barra da Tijuca), não há dúvidas de que eles são responsáveis pelos prédios irregulares. Ao menos dez pessoas — entre eles Marcelo Anastácio Diniz Anastácio da Silva, presidente da associação de moradores da Muzema — já prestaram depoimentos.

O Disque-Denúncia divulgou o cartaz de procurado de 'Zé do Rio, Renato e Rafael. Quem tiver qualquer informação do paradeiro dos três pode ligar para o telefone (21) 2253-1177. O anonimato é garantido.

Você pode gostar
Comentários