Seap está com inscrições abertas para cursos - Magá Jr / Ascom Seap
Seap está com inscrições abertas para cursosMagá Jr / Ascom Seap
Por PALOMA SAVEDRA
Rio - A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) confirmou que há três casos de servidores com Covid-19 - um deles de diretor de unidade prisional - e negou que existam presos infectados. A pasta deu a informação ontem à noite ao DIA, após ser questionada sobre o afastamento de 36 agentes por suspeita do novo coronavírus, como aponta um relatório da Seap apresentado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ) à Justiça. 
O documento, de autoria da Seap, mostra as ações tomadas pela pasta desde 27 de fevereiro para o combate à Covid-19. E foi anexado a um recurso da PGE contra liminar do Tribunal de Justiça que determinava a entrega de EPIs (equipamentos de proteção individual) aos inspetores penitenciários.
Publicidade
A decisão havia atendido ao pedido feito pelo Sindicato dos Servidores do Sistema Penal (SindSistema) e foi modificada após o recurso do estado. O TJ decidiu então que os EPIs sejam fornecidos apenas aos agentes que lidam com as visitas.  
Em resposta ao DIA, a secretaria declarou que "as informações do relatório não procedem, pois não foram fornecidas pelo setor técnico da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária", acrescentando que as mesmas "estão sendo retificadas".
Publicidade
Sobre os três casos de servidores contaminados, a secretaria informou que eles estavam afastados de suas funções e já estão recebendo tratamento médico hospitalar e, também, "não tiveram contato com outros inspetores penitenciários nem internos". O órgão confirmou ainda que está acompanhando o referido diretor e os demais agentes infectados pela doença.
Publicidade
Além disso, afirmou que há 118 servidores afastados de serviço por questões médicas. 
A Seap também informou que já estão sendo distribuídas máscaras e luvas cirúrgicas, além de álcool em gel, aos servidores das unidades prisionais.  E que foi instalado um número maior de pias nas unidades prisionais e fornecidos sabão e toalha de papel, com orientação da área técnica da Seap.
Publicidade
Presos em isolamento por 14 dias
Indagada sobre o risco de contágio dos presos diante de mais de 30 suspeitas de agentes penitenciários com Covid-19 (com base no relatório), a Seap disse que não há casos de apenados com a doença. 
Publicidade
E que isso se deve "graças ao empenho incansável dos servidores e o apoio de familiares e visitantes dos internos que vêm contribuindo para o cumprimento das medidas protetivas".
A Seap ressaltou que, como ação protetiva, todos os presos que estão ingressando no sistema ficam em isolamento social, durante 14 dias, onde são acompanhados, diariamente, pela equipe de Saúde da Seap. "Após esse período, os mesmos são inseridos no coletivo da unidade".