Familiares se despedem do ciclista Cláudio Leite da Silva. Foto: Luciano Belford / Agência O Dia - Luciano Belford / Agência O Dia
Familiares se despedem do ciclista Cláudio Leite da Silva. Foto: Luciano Belford / Agência O DiaLuciano Belford / Agência O Dia
Por O Dia
Rio - A Justiça do Rio decretou, nesta terça-feira, a prisão preventiva do capitão do Corpo de Bombeiros João Maurício Correia Passos. Durante a audiência de custódia, ele admitiu ser dependente químico e ter interesse em se tratar contra a adicção. O militar atropelou e matou o ciclista Cláudio Leite da Silva, 57 anos, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste. 
Na decisão, o juiz Antonio Luiz da Fonsêca Lucchese explicou que a prisão preventiva se deu por causa do vídeo, gravado em um posto de gasolina da Zona Oeste, em que é possível ver que João Maurício "sequer conseguia andar em razão de se encontrar possivelmente alcoolizado" momentos antes do crime. Além disso, o magistrado ainda considera um risco reestabelecer a liberdade do capitão.
Publicidade
Ao O DIA o delegado da 42ª DP (Recreio), Alan Luxardo, que investiga o caso, que o criminoso estava “visivelmente alterado”. No vídeo, é possível ver João Maurício sem camisa segurando duas garrafas: uma de vodka e outra de uísque, além de um copo. Nas imagens, o capitão do Corpo de Bombeiros aparece cambaleando ouvindo Racionais MCs. João foi encontrado na casa de um amigo horas depois do crime. 
Testemunhas disseram que João Maurício Correia Passos estava em alta velocidade quando atropelou o ciclista Cláudio Leite da Silva, que morreu na hora. O oficial ainda tentou fugir do local do atropelamento.

Na tarde de segunda-feira (11), a 42ª DP (Recreio), que investiga o caso, indiciou o oficial dos Bombeiros por homicídio com dolo eventual (assumindo o risco de matar), fuga do local e embriaguez ao volante.
Publicidade
Familiares se despedem de Cláudio Leite da Silva
Nesta terça-feira, Cláudio Leite da Silva foi sepultado no Jardim da Saudade, em Jardim Sulacap, na tarde desta terça-feira. Não houve velório. Cerca de 20 amigos e familiares se despediram do ciclista.