Ministério da Saúde conclui distribuição do 1º lote da CoronaVac - Reprodução internet - Reuters
Ministério da Saúde conclui distribuição do 1º lote da CoronaVacReprodução internet - Reuters
Por Beatriz Perez
Rio - A empresa aérea Azul está com dois voos dedicados ao transporte das vacinas contra a covid-19 para o Rio de Janeiro. Segundo a empresa, o Ministério da Saúde quem solicitou o apoio da Azul para alguns fretamentos e para a utilização dos voos regulares para transportar a vacina a treze cidades brasileiras.
O Rio de Janeiro está incluído neste planejamento. Os dois voos estão previstos para as 18h15 desta segunda-feira e 3h40 da madrugada de terça-feira. Ambos decolarão de Guarulhos, na Grande São Paulo, com destino ao Aeroporto do Galeão, na Zona Norte do Rio.
Publicidade
O primeiro voo sai de Guarulhos às 18h15 e está previsto para pousar no Galeão às 19h30;
Publicidade
O segundo sai de Guarulhos às 3h40 e pousa no Galeão às 4h45, no dia 19.
Publicidade
A empresa aérea também realizará o fretamento para Cuiabá, Vitória, João Pessoa, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte, Salvador, São Luis, Aracajú, Natal e Maceió. Ao todo, a companhia irá transportar 2,7 milhões de doses a essas cidades.
Prefeitura do Rio divulga plano de vacinação
Publicidade
O prefeito Eduardo Paes (DEM) e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, apresentaram detalhes sobre a campanha de vacinação da população contra a covid-19, na tarde desta segunda-feira (18), no Palácio da Cidade, em Botafogo, Zona Sul do Rio.
"Estamos na expectativa que a vacina chegue ainda hoje. Temos um planejamento para começar imediatamente a Imunização. Ainda hoje deve chegar pouco mais de 200 mil doses o que deve imunizar cerca de 100 mil pessoas. Estamos preparados, mas dependemos que as vacinas cheguem.", disse Eduardo Paes.
Publicidade
Gestantes e menores de 18 não devem tomar a vacina. Apenas idosos acamados vão ser vacinados em casa. Nessa primeira etapa, ninguém vai ser vacinado em posto de saúde. Os profissionais de saúde e idosos em abrigos serão vacinados nas unidades que trabalham e nas instituições que estão.

Daniel Soranz afirmou que se as vacinas chegarem hoje, a vacinação começa nesta terça-feira (19) e deve ser encerrada no sábado (23).
"Vamos realizar a vacinação conforme a gente for recebendo a vacina. É importante ressaltar que não podemos ter vacinação fora dos grupos prioritários".
Publicidade
Serão 231 mil doses destinadas à cidade do Rio, mas em um primeiro momento o estado vai entregar 110 mil doses. Os trabalhadores de saúde da linha de frente serão a prioridade, o que corresponde a 34% dos trabalhadores da área de saúde. Trabalhadores envolvidos na vacinação também estão incluídos no primeiro grupo a ser vacinação.

Idosos acima de 60 anos moradores de instituições de longa permanência, pessoas com deficiência a partir de 18 anos moradores de residências inclusivas e população indígena e quilombolas completam este grupo.
O Hospital Municipal Ronaldo Gazolla será o primeiro hospital a receber as doses de vacina para profissionais de saúde. A vacina deve ser tomada em duas doses, com intervalo mínimo de 14 dias.
Publicidade
 
Vacinação estava marcada para iniciar às 17h
Publicidade
A vacinação no Estado do Rio estava marcada para ser iniciada em um evento com o governador Cláudio Castro e com o prefeito Eduardo Paes no Cristo Redentor, ás 17h, horário em que começa a campanha em todo o país. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou no domingo (17) o uso emergencial das vacinas CoronaVac, produzidas no Instituto Butantan, em São Paulo, e Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fiocruz, no Rio.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Rio, o município deve receber 231.840 doses da vacina CoronaVac.