Ônibus do BRT Rio é apedrejado na estação Vaz Lobo, na Zona Norte
O vandalismo e o furto de equipamentos são dois problemas que geram muitos prejuízos ao sistema BRT. Por mês, o custo de reposição de peças chega a R$ 100 mil
Rio - Um ônibus do BRT foi apedrejado por vândalos, na tarde deste domingo (25), na altura da estação Vaz Lobo, no corredor Transcarioca, na Zona Norte do Rio. O vidro de uma das janelas foi quebrado e o veículo foi encaminhado para a garagem. De acordo com o BRT, não houve feridos. O articulado volta ainda nesta segunda (26) à operação.
Publicidade
No último dia 17 de abril, o BRT registrou outros casos de vandalismo e furtos de equipamentos na estação Aeroporto Jacarepaguá, também no corredor Transcarioca. Na ocasião, a estação teve que ser fechada temporariamente. Os bandidos depredaram parte de sua estrutura, arrombaram a bilheteria, furtaram cabos, bebedouro e ar-condicionado.
Publicidade
Em uma outra ocasião, três criminosos, sendo um deles menor, foram detidos por policiais militares após roubarem dois monitores que mostram os horários das viagens, na estação Colônia, corredor Transolímpica. O caso aconteceu no dia 15 de abril e a equipe de monitoramento da Inteligência do BRT verificou a ação pelas câmeras do Centro de Controle Operacional e acionou os agentes do Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis).
O vandalismo e o furto de equipamentos são dois problemas que geram muitos prejuízos ao sistema BRT. Segundo o BRT, o custo mensal referente à reposição de itens furtados, reparos nas estações e direcionamento de equipes para realização dessas obras gera prejuízos em torno de R$ 100 mil.
Publicidade
Manhã de segunda-feira com estação temporariamente fechada
O módulo expresso da estação Recreio Shopping, no corredor Transoeste, ficou temporariamente fechado no início da manhã desta segunda-feira (26) por causa de problemas na rede elétrica. A equipe de infraestrutura do BRT realizou os reparos necessários e a situação foi normalizada às 7h30.
Publicidade
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.