Foto da carteira de trabalho do vigilante Denis Francisco
Foto da carteira de trabalho do vigilante Denis FranciscoDaniel Castelo Branco / Agência O Dia
Por O Dia
Rio - Os corpos de dois trabalhadores, mortos durante confrontos entre a Polícia Militar e criminosos, serão enterrados nesta quinta-feira. O vigilante Denis Francisco Paes, foi baleado na noite de segunda-feira (26) na comunidade dos Prazeres, na Zona Norte do Rio. O marceneiro Gemerson Patricio morreu, na terça-feira (27), no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio.
Publicidade
O corpo de Denis será sepultado às 15h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. E Gemerson, será enterrado às 16h30 no Memorial Rio, em Cordovil, na Zona Norte.
No período de 12 horas, da noite de segunda-feira a manhã de terça (27), um vigilante, uma caixa de supermercado e um marceneiro estão entre os 18 baleados. O vigilante, Denis Francisco Lima Paes, e o marceneiro, Gemerson Patricio de Souza, morreram. A caixa de supermercado Bruna Barros Viana, de 39 anos, foi atingida no pescoço, mas sobreviveu.

Denis foi baleado no Morro dos Prazeres, na noite de segunda (26). Ele foi ferido na perna e chegou a ser levado com vida para o hospital, mas não resistiu. O trabalhador estava voltando para casa quando foi atingido. Ele deixa esposa e cinco filhos.
Publicidade
Gemerson morreu durante o intenso tiroteio entre criminosos e policiais militares, no começo da manhã de terça-feira (27), no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio. De acordo com a PM, pelo menos sete pessoas foram baleadas na região.
O marceneiro foi atingido quando passava na passarela localizada acima da Avenida Pastor Martin Luther King Jr., na altura da estação do metrô de Tomás Coelho. Ele foi socorrido para o Hospital municipal Salgado Filho, no Méier, mas não resistiu e morreu.

De acordo com amigos, que prestaram homenagens ao trabalhador nas redes sociais, Gemerson estava a caminho do trabalho.
Publicidade
Bruna Barros, assim como Denis, também foi baleada na noite da última segunda-feira (26). Ela foi atingida no pescoço durante um tiroteio na Rua Barão de Petrópolis, no Rio Comprido, Zona Central da cidade, próximo ao Morro dos Prazeres, quando estava dentro de uma van, retornando do trabalho. No local, a PM informou que o traficante Marcelinho dos Prazeres foi morto. Na tarde de ontem, a família informou que ela passava bem e já conseguia conversar com a família.
Ela foi socorrida e levada ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro. A caixa de supermercado estava a caminho da casa da filha de 19 anos no Rio Comprido, para o aniversário da jovem, quando foi atingida. 
Publicidade
Família acusa PM
Familiares do marceneiro Gemerson acusam policiais militares de terem atirado contra o pai de família mesmo ele gritando, com o crachá da empresa na mão, que era trabalhador Em um depoimento publicado nas redes sociais, a enteada da vítima, Yasmin Cristina, contou que o padrasto foi tratado como bandido. 
Publicidade
De acordo com o relato de uma testemunha, em mensagem enviada à enteada, a PM e criminosos começaram a trocar tiros na passarela. Foi neste momento que Gemerson, que passava no local no momento do confronto, teria se abaixado para se proteger, mas foi baleado momentos depois. "Quando eles [os PMs] chegaram perto, ele estava gritando que era trabalhador e um policial branco, meio gordinho, abriu a mochila dele e chamou um outro e cochichou sobre algo que estava dentro [da mochila] e ele estava com um crachá na mão. Eles jogaram a mochila dele dentro da viatura", disse a testemunha.
LEIA MAIS: Polícias Militar e Civil investigam conduta de PMs em mortes de marceneiro e vigilante

O primeiro corpo a ser colocado dentro da viatura teria sido de Gemerson, pois, de acordo com o relato da testemunha, ele gritava ininterruptamente que era trabalhador. Em seguida, outros baleados também foram colocados no mesmo veículo e socorridos. O marceneiro foi socorrido para o Hospital municipal Salgado Filho, no Méier, mas não resistiu e morreu. Gemerson deixa uma esposa e cinco filhos.

A enteada do marceneiro está se mobilizando na internet para pedir por justiça, já que nenhum dos pertences pessoais de Gemerson teria sido entregue à família. "Sumiram com as coisas dele, trataram como bandido, ele é trabalhador, estava indo trabalhar. Ele estava com o crachá da empresa, era marceneiro, na mochila estava o uniforme, o celular, os documentos, tudo sumiu", relatou Yasmin.
Publicidade
PM afirma que não houve operação
O porta-voz da Polícia Militar afirmou que pelo menos nove pessoas morreram em ações policiais desde a noite de ontem no Rio, em um intervalo de 12 horas. Seis dessas eram criminosos, segundo o porta-voz Rafael Batista. A PM apura a identificação dos outros três. A declaração foi dada ao RJTV, da TV Globo. Outras nove pessoas ficaram feridas nas ações.

Em nota, a corporação informou que na comunidade dos Prazeres, policiais militares da UPP foram atacados no final da noite de segunda-feira (26) por criminosos e houve um confronto. Na ação, dois homens foram baleados e não resistiram. Entre os criminosos estava Marcelo da Silva Guilherme, o Marcelinho dos Prazeres, apontado como chefe do tráfico local e Alcemir Joaquim Santana, conhecido como Baby, de 30 anos.
Publicidade
Durante manhã de terça-feira (27), a PM também realizou ações em mais duas comunidades da Zona Norte. As ações aconteceram no Morro da Providência, no Centro do Rio, no Morro do Juramento e na Mangueira, Zona Norte do Rio.

No Morro do Juramento, pelo menos sete pessoas ficaram feridas. Segundo a corporação, policiais militares do 41º BPM (Irajá) foram atacados na manhã de terça-feira (27) por criminosos armados atravessando uma passarela na Avenida Martin Luther King, altura de Vicente de Carvalho, dando início a uma reação da equipe. Dez pessoas foram baleadas e socorridas ao Hospital Estadual Carlos Chagas e Hospital Municipal Salgado Filho. Quatro fuzis, quatro pistolas, uma granada e drogas não contabilizadas foram apreendidos.

Já no Morro dos Providência, a PM informou que equipes da UPP estavam em policiamento para verificar denúncias de criminosos armados na comunidade. No local, os policiais teriam sido atacados por disparos e houve confronto. Um suspeito foi baleado e encaminhado ao Hospital Municipal Souza Aguiar.