Nathalia Guzzardi Marques e Matheus Correia Viana Reprodução

Por O Dia
Rio - O corpo de Matheus Correia Viana foi cremado na tarde desta quinta-feira, no Cemitério Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Norte do Rio. O empresário foi encontrado morto com sinais de asfixia no banheiro do apartamento, na Rua Bartolomeu Mitre, no Leblon, Zona Sul do Rio, junto com sua companheira Nathalia Guzzardi Marques, de 30 anos. O corpo da psicóloga foi enterrado no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste do Rio. Durante o cortejo, a família da jovem, que estava bem abalada, não quis falar com a imprensa. Os amigos também preferiram não se manifestar.
O laudo produzido pelo Instituto Médico Legal (IML) apontou que os corpos de Mateus e Nathalia apresentaram "sinais gerais asfixia" provocada por intoxicação. De acordo com o documento, assinado pelo perito Claudio Amorim Simões, foram solicitados exames complementares que possam identificar se a intoxicação ocorreu por monóxido de carbono, devido ao aquecedor.
Publicidade
A principal linha de investigação da 14ª DP (Leblon), que está à frente do caso, aponta que a causa da morte teria sido problemas no aquecedor a gás da água do apartamento onde estavam.
Aquecedores de água a gás devem passar por manutenção anual
Publicidade
Pequenos cuidados com a prevenção na compra e a manutenção anual de rotina em equipamentos a gás podem evitar tragédias como a ocorrida na última terça-feira (22), que vitimou um jovem casal em consequência de um vazamento de gás no aquecedor de água do banheiro, conforme aponta a linha de investigação conduzida por policiais da 14ª DP (Leblon).
Segundo a ABRAC (Associação Brasileira de de Avaliação e Conformidade), com regulamentação própria, instituída pela Portaria nº 182/2012 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), os aquecedores de água a gás passam por rigorosos testes antes de chegar ao consumidor, devendo ainda passar por manutenção anual de rotina. De janeiro a junho deste ano, 18 equipamentos obtiveram o registro na autarquia.
Publicidade
Para dar início ao processo de certificação de um aquecedor de água a gás, o fabricante deve entrar em contato com um Organismo de Certificação de Produto (OCP) acreditado pelo Inmetro. Com os dados do produto, a instituição indica um laboratório capacitado para realizar os ensaios técnicos, enquanto realiza a auditoria junto à fábrica.