Fotos dos grampos apreendidos com os suspeitos.Divulgação
Em função desta ocorrência, a SuperVia precisou realizar vistoria no local e a circulação de trens foi suspensa no trecho Gramacho-Saracuruna e nas extensões Vila Inhomirim e Guapimirim, das 9h30 às 11h de hoje. A situação foi normalizada e, neste momento, a operação é realizada em todo o ramal. De acordo com a concessionária, os clientes foram informados por meio de seus canais oficiais.
A Supervia informou que lamenta os transtornos causados pelas constantes ocorrências de segurança pública, como furtos de cabos, grampos e parafusos dos trilhos, além de outros materiais do sistema ferroviário. O número de registros de furtos de grampos de fixação dos trilhos, por exemplo, nos cinco primeiros meses desse ano, foi mais que o dobro dos casos de todo o ano passado. Nesse período, foram registrados 15 furtos no sistema ferroviário, totalizando cerca de 3.290 grampos retirados dos trilhos. Em todo o ano de 2020, houve seis ocorrências desse tipo, quando criminosos furtaram 1.602 grampos.
A concessionária explica que os grampos são fundamentais para a operação, pois servem para fixar os trilhos aos dormentes. A retirada pode deixar a linha férrea vulnerável e colocar a circulação dos trens em risco. Por medida de segurança e como consequência do furto, os trens passam a circular com velocidade reduzida na região até que novos grampos sejam instalados. Em casos mais graves, como este, quando são furtadas peças em sequência, a circulação precisou ser interrompida para evitar descarrilamentos.
A empresa afirmou que registra os casos em delegacias e tem reportado a situação, com frequência, às demais autoridades públicas competentes, reforçando a necessidade de operações de fiscalização em ferros-velhos clandestinos, que atuam como receptadores dos materiais furtados. Além disso, a SuperVia mantém diálogo com as forças de segurança pública do estado para intensificação das atividades de patrulhamento ostensivo no sistema e mitigação dos impactos operacionais.
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