28,7 milhões já estão com a imunização completaFoto: Divulgação.

Por O Dia
Rio - A prefeitura do Rio divulgou, na manhã desta quarta-feira, o calendário de vacinação contra a gripe para todas as faixas etárias. A campanha foi prorrogada até agosto e a vacina será estendida para a população em geral. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as datas respeitam o escalonamento por faixas etárias para evitar aglomerações nas unidades de saúde. A partir da próxima quarta-feira (14), começa a imunização contra gripe para os bebês a partir de 6 meses até os jovens de 17 anos. Entre os dias 21 e 30 de julho, será a vez dos adultos de 51 a 60 anos.
Depois do grupo de 51 a 60 anos, as faixas etárias vão diminuindo e a imunização contra o vírus da influenza encerra no dia 30 de agosto com a imunização de pessoas entre 18 e 30 anos de idade.
Publicidade
Confira o calendário:
14/07 a 28/07: 6 meses a 17 anos
Publicidade
21/07 a 30/07: 51 a 60 anos
28/08 a 10/08: 41 a 50 anos
Publicidade
10/08 a 18/08: 31 a 40 anos
18/08 a 30/08: 18 a 30 anos
Publicidade
Os pontos de vacinação para a gripe são os postos de saúde, centros municipais, clínicas da família e demais unidades da rede pública.
A prefeitura ressaltou que a população respeite o intervalo entre as vacinas. É necessário aguardar 14 dias entre a vacina de covid-19 e a da gripe.
Publicidade
Ampliação da vacinação contra a gripe
No último sábado, o Ministério da Saúde autorizou os estados e municípios a ampliarem a vacinação contra gripe para outras pessoas além das já incluídas nos grupos prioritários iniciais. A recomendação é que a imunização seja feita em pessoas a partir de 6 meses de idade. De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o objetivo da campanha é diminuir os casos graves da doença que pressionam o sistema de saúde do país.
Publicidade
De acordo com dados da pasta, dos 79 milhões de brasileiros que se enquadram nos grupos prioritários, cerca de 34,2 milhões já foram vacinados contra a influenza, o que representa 42% do público-alvo em geral.
Publicidade
Aqueles que forem se imunizar devem ficar atentos aos cronogramas divulgados por seus respectivos municípios. Para se vacinar, basta consultar um local de imunização mais próximo e comparecer portando a caderneta de vacinação e um documento com foto, para que os profissionais de saúde localizem o cadastro no sistema de informação. Caso a pessoa não possua ou não encontre sua caderneta, os agentes de saúde preencherão uma nova.
A pasta também recomenda que aqueles que estiverem prestes a serem vacinados contra covid-19 tomem primeiramente o imunizante contra o coronavírus. Após isso, a orientação é esperar no mínimo 14 dias para receber a vacina contra a gripe.
Publicidade
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio informou que, por meio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, "irá seguir a recomendação do Ministério da Saúde e ampliar os grupos a serem vacinados", sem dar maiores detalhes.