Posto de vacinação no Jockey da Gávea, Zona Sul do RioReginaldo Pimenta / Agência O Dia

Y
Yuri Eiras
Rio - O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, confirmou que os dois casos de infeção pela variante Delta na capital foram transmissões locais, de pessoas que não foram infectadas em viagens, nem tiveram contato com recém chegados outros países e estados. Os dois cariocas confirmados têm 27 e 30 anos e moram em Vila Isabel e em Paquetá. A nova cepa já circula pela cidade, e o foco atual da secretaria, agora, é mapear e testar as pessoas com quem os infectados tiveram contato: são 40 monitorados, ao todo, 20 de cada caso.

Os dois cariocas tiveram sintomas leves e já estão liberados do isolamento. O grupo monitorado que teve contato com eles será testado e genotipado, para avaliar se foram contaminados por alguma cepa, e qual.

"A variante Delta já está circulando na cidade. Esses casos foram de sintomas leves, já estão curados, mas estamos monitorando quem tiveram contato com eles", afirmou o secretário Daniel Soranz, que visitou na manhã desta quinta-feira o posto de vacinação no Jockey Club, na Gávea.

Ainda não há estudos que confirmam se a variante Delta é a mais letal, mas sabe-se que ela é mais transmissível. Por enquanto, a secretaria de Saúde não pretende modificar os protocolos sanitários já em vigor na cidade. A prioridade no combate segue sendo a aceleração do calendário de vacinação.

"A variante mais predominante na cidade ainda é a gama, mas a gente já sabe que a Delta é mais transmissível, apesar de menos letal", disse Soranz. "A grande preocupação é essa variante, ou outra, ultrapassarem a barreira da vacinação. Até o momento a gente não tem isso confirmado com a variante Delta. As vacinas que temos no Brasil protegem contra a Delta e contra a hospitalização. Por isso é importante se preocupar em vacinar o máximo possível de pessoas", completou o secretário.

O estado do Rio de Janeiro soma agora cinco casos da variante Delta. O primeiro foi em maio, de um morador de Campos dos Goytacazes que chegou de viagem da Índia. Seropédica e São João de Meriti têm um caso cada um. A capital agora tem dois.

Rio pode anunciar antecipação de calendário; repescagem por idade será quarta (21) e sábado (24)

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário de Saúde Daniel Soranz farão uma live na noite desta quinta-feira, às 20h, e podem anunciar a antecipação do calendário de vacinação contra a covid-19. O anúncio pode ser oficializado na sexta-feira, durante a coletiva do Boletim Epidemiológico. A prefeitura aguarda a confirmação da chegada de novas doses vindas do Ministério da Saúde.

Um dos pontos modificados no calendário pode ser o fim da diferenciação por sexo - atualmente, cada idade é dividida em dois dias; mulheres se vacinam em um, homens em outros.

O secretário de Saúde confirmou que haverá repescagem por idade na semana que vem. Os cariocas que perderam o prazo da sua faixa etária poderão tomar a vacina na semana que vem, na quarta-feira e no sábado.
Nesta quinta-feira, a capital vacinou mulheres de 38 anos, além de pessoas que precisam tomar a segunda dose. Cíntia Kutvak, de 32 anos, completou o ciclo vacinal ao tomar a segunda dose no Jockey Club, na Gávea, e não segurou o choro ao receber o imunizante. "Estou aliviada, é muito emocionante. Muitos não tiveram essa oportunidade".
Publicidade


Secretaria ainda avalia se irá liberar público parcial para os jogos do Flamengo

A final da Copa América entre Brasil e Argentina não deixou boa impressão, e a secretária municipal de Saúde ainda irá avaliar o pedido do Flamengo para liberar 10% de público no Maracanã. O clube protocolou na quinta-feira um pedido à Prefeitura do Rio. O objetivo era garantir a presença de torcedores já na próxima semana, quando o Rubro-Negro enfrenta o Defensa y Justicia, da Argentina, pela Copa Libertadores.

Na semana passada, CONMEBOL e CBF, organizadoras da Copa América, foram multadas por descumprirem as regras determinadas para a final - o campeonato foi disputado sem público, e a decisão teve 10% em cada setor do Maracanã. Houve denúncias de fraude em testes negativos RT-PCR e aglomeração dos convidados no estádio, tanto na entrada, quanto durante a partida.

A prefeitura avalia se irá aumentar o valor da multa em caso de descumprimento. A CBF foi multada R$ 54 mil. "A CONMEBOL foi multada porque descumpriu o protocolo. Os testes deveriam ser feitos em empresa credenciada, ela permitiu que os próprios visitantes conseguissem sua própria testagem. Isso não foi o recomendado. Foi muito ruim o que aconteceu na final da Copa América. Isso dificulta muito garantir o que vai acontecer nos próximos jogos. Estamos detalhando protocolos, aumentando as exigências. Se tiver algum tipo de liberação, a multa em caso de descumprimento deverá ser muito mais pesada. Ainda não há decisão", afirmou Soranz.