Posto de vacinação no Jockey da Gávea, Zona Sul do RioReginaldo Pimenta / Agência O Dia
Os dois cariocas tiveram sintomas leves e já estão liberados do isolamento. O grupo monitorado que teve contato com eles será testado e genotipado, para avaliar se foram contaminados por alguma cepa, e qual.
"A variante Delta já está circulando na cidade. Esses casos foram de sintomas leves, já estão curados, mas estamos monitorando quem tiveram contato com eles", afirmou o secretário Daniel Soranz, que visitou na manhã desta quinta-feira o posto de vacinação no Jockey Club, na Gávea.
Ainda não há estudos que confirmam se a variante Delta é a mais letal, mas sabe-se que ela é mais transmissível. Por enquanto, a secretaria de Saúde não pretende modificar os protocolos sanitários já em vigor na cidade. A prioridade no combate segue sendo a aceleração do calendário de vacinação.
"A variante mais predominante na cidade ainda é a gama, mas a gente já sabe que a Delta é mais transmissível, apesar de menos letal", disse Soranz. "A grande preocupação é essa variante, ou outra, ultrapassarem a barreira da vacinação. Até o momento a gente não tem isso confirmado com a variante Delta. As vacinas que temos no Brasil protegem contra a Delta e contra a hospitalização. Por isso é importante se preocupar em vacinar o máximo possível de pessoas", completou o secretário.
O estado do Rio de Janeiro soma agora cinco casos da variante Delta. O primeiro foi em maio, de um morador de Campos dos Goytacazes que chegou de viagem da Índia. Seropédica e São João de Meriti têm um caso cada um. A capital agora tem dois.
Rio pode anunciar antecipação de calendário; repescagem por idade será quarta (21) e sábado (24)
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário de Saúde Daniel Soranz farão uma live na noite desta quinta-feira, às 20h, e podem anunciar a antecipação do calendário de vacinação contra a covid-19. O anúncio pode ser oficializado na sexta-feira, durante a coletiva do Boletim Epidemiológico. A prefeitura aguarda a confirmação da chegada de novas doses vindas do Ministério da Saúde.
Um dos pontos modificados no calendário pode ser o fim da diferenciação por sexo - atualmente, cada idade é dividida em dois dias; mulheres se vacinam em um, homens em outros.
O secretário de Saúde confirmou que haverá repescagem por idade na semana que vem. Os cariocas que perderam o prazo da sua faixa etária poderão tomar a vacina na semana que vem, na quarta-feira e no sábado.
Secretaria ainda avalia se irá liberar público parcial para os jogos do Flamengo
A final da Copa América entre Brasil e Argentina não deixou boa impressão, e a secretária municipal de Saúde ainda irá avaliar o pedido do Flamengo para liberar 10% de público no Maracanã. O clube protocolou na quinta-feira um pedido à Prefeitura do Rio. O objetivo era garantir a presença de torcedores já na próxima semana, quando o Rubro-Negro enfrenta o Defensa y Justicia, da Argentina, pela Copa Libertadores.
Na semana passada, CONMEBOL e CBF, organizadoras da Copa América, foram multadas por descumprirem as regras determinadas para a final - o campeonato foi disputado sem público, e a decisão teve 10% em cada setor do Maracanã. Houve denúncias de fraude em testes negativos RT-PCR e aglomeração dos convidados no estádio, tanto na entrada, quanto durante a partida.
A prefeitura avalia se irá aumentar o valor da multa em caso de descumprimento. A CBF foi multada R$ 54 mil. "A CONMEBOL foi multada porque descumpriu o protocolo. Os testes deveriam ser feitos em empresa credenciada, ela permitiu que os próprios visitantes conseguissem sua própria testagem. Isso não foi o recomendado. Foi muito ruim o que aconteceu na final da Copa América. Isso dificulta muito garantir o que vai acontecer nos próximos jogos. Estamos detalhando protocolos, aumentando as exigências. Se tiver algum tipo de liberação, a multa em caso de descumprimento deverá ser muito mais pesada. Ainda não há decisão", afirmou Soranz.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.