Secretario Municipal de Saúde Daniel Soranz Marcos Porto/Agencia O Dia

Rio - O secretário municipal de Saúde Daniel Soranz informou, nesta quarta-feira, que a campanha de vacinação do Rio pode ser retomada até sábado, caso o governo federal envie uma nova remessa com os imunizantes. Cerca de 37.962 doses de vacinas contra a covid-19 chegaram à Central de Distribuição do Município, em Jacarepaguá, às 10h17 desta quarta, e foram distribuídos para as unidades de saúde da cidade. No entanto, a quantidade não foi suficiente para seguir com a campanha de vacinação para a população de 24 anos.
Segundo Soranz, o Ministério da Saúde se comprometeu a enviar novos lotes da vacina ainda hoje, mas a pasta não especificou a quantidade a ser enviada. "Seguimos aguardando a entrega dos imunizantes que estão em estoque. Assim a gente consegue retomar a campanha normalmente até o final da semana. Se o Ministério realizar as entregas que estão no estoque, a gente retoma tranquilamente até sábado, só que isso não foi feito ainda, foi enviado só uma parte. Hoje tem 11.2 milhões de doses no estoque e a gente está esperando dar a entrada delas no Rio", disse.
Publicidade
Na tarde desta terça-feira, Paes anunciou em sua conta oficial no Twitter que a aplicação da primeira dose da vacina contra covid-19 estava suspensa em toda a cidade por conta do atraso na entrega dos imunizantes por parte do Ministério da Saúde. A segunda dose está mantida nos postos normalmente. Já adultos acima de 50 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas a partir de 18 anos podem ser imunizados normalmente com a primeira dose.
Nesta terça-feira, o Estado do Rio atingiu a triste marca de 60 mil mortos pela covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), nas últimas 24 horas, foram contabilizados 1.979 novos casos e 146 mortes. A taxa de letalidade da covid-19 no Rio está em 5,65%, a maior do país. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os casos confirmados de contaminação pela doença no município do Rio tiveram aumentos consecutivos nos últimos 31 dias, consequência da circulação da variante Delta.