Rio retoma calendário de vacinaçãoDivulgação

Rio - O prefeito do Rio, Eduardo Paes, confirmou a retomada do calendário de vacinação contra a covid-19 por idade a partir de sexta-feira (12). O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (12) pelo Twitter. O prefeito garantiu que com o recebimento de novas doses, o calendário esta mantido para pessoas de 24 anos na sexta (13) e 23 anos no sábado (14). Paes ainda fez um pedido para que o Ministério da Saúde envie novas doses ainda no final de semana. O calendário da capital estava suspenso desde quarta-feira (11).
"Com as doses que já temos e com as que estão chegando hoje, conseguimos garantir para amanhã(sexta) a vacinação das pessoas com 24 anos e para sábado as pessoas de 23 anos. Torcemos muito para que o Ministério da Saúde envie mais doses nesse fim de semana".
Publicidade
O estado do Rio vai receber cerca de 390.650 doses de vacina contra a covid-19, sendo 239.720 de Coronavac e 150.930 de Pfizer, a partir das 10h desta quinta-feira. Dessas, a Secretaria Municipal de Saúde informou que recebeu mais de 150 doses e reforçou que para a continuidade do calendário na semana que vem, é necessário o envio de novas remessas por parte do Ministério da Saúde.
Publicidade
Nesta quinta, a imunização na capital acontece para quem tem 45 ou mais, pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, puérperas a partir de 18 anos. Já quem tinha a segunda dose marcada para hoje pode ir normalmente ao posto.
A prefeitura assinalava para a a possível paralisação da campanha de imunização desde a última segunda-feira, quando pontuou ter doses apenas para cumprir a aplicação dos adultos com 25 anos, marcada para o dia seguinte. Naquele momento, contudo, havia uma indicação de que o Ministério da Saúde faria um novo repasse de doses na terça-feira.
Publicidade
O repasse aconteceu, mas o número de doses não foi suficiente para que a faixa etária de 24 anos, prevista para esta quarta-feira, fosse completamente imunizada. A situação motivou críticas direcionadas a logística do governo federal por parte do prefeito Eduardo Paes.
"Recebemos nessa manhã só 37.962 doses. Para vacinar o grupo de 24 anos, precisamos de 68 mil. Não vamos usar nosso estoque de segunda dose. Com isso, suspenderemos a vacinação da primeira dose de amanhã (quinta-feira)", lamentou Paes, no Twitter.