'Visitas de cortesia' do ex-secretário ao traficante Abelha foram registradas pelo circuito interno de câmeras de BanguReprodução de vídeo

Rio - Um caderno com anotações de itens para o aniversário do traficante Wilton Carlos Rabello Quintanilha, o Abelha, de 49 anos, foi divulgado nesta quarta-feira, no RJTV2. A lista mostra sete itens que entraram no Presídio Vicente Piragibe, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, durante a comemoração do dia 24 de julho, que contou com a presença do ex-secretário de Administração Penitenciária, Raphael Montenegro. A festa aconteceu dias antes do traficante ser solto indevidamente no dia 27. Confira a lista:
Lista de itens para aniversário do criminoso 'Abelha' - Reprodução/TV Globo
Lista de itens para aniversário do criminoso 'Abelha'Reprodução/TV Globo
Publicidade
Três tortas de porte médio;
Uma caixa de cigarros;
Embalagem de cortes de frango;
Salgadinhos congelados;
Legumes frescos;
Oito pequenos bolos de fubá;
Três pacotes de esponja de aço.
 Em imagens do circuito interno, o então secretário esteve no local ao lado de seus assessores e teria ido assistir um torneio de futebol em que o time de abelha estaria jogando dentro da cadeia.
Publicidade
Raphael foi um dos alvos da 'Operação Simonia', da Polícia Federal, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso dentro da cúpula da Seap. Além dele, Wellington Nunes da Silva e Sandro Farias Gimenes, subsecretários da pasta, também foram presos.
Segundo os investigadores responsáveis pela operação, Abelha foi solto irregularmente uma vez que existia um mandado de prisão expedido pela 3ª Vara Criminal, no dia 14 de julho (13 dias antes de abelha sair), que determinava a manutenção do criminoso preso. O traficante era considerado dentro de Bangu como o "presidente do Comando Vermelho" nas cadeias do Rio e faz parte do conselho que encabeça as decisões da facção.
Publicidade
Abelha já teria sido favorecido em 2020, quando mesmo com mandado expedido por ser mandante da invasão do Complexo de São Carlos naquele ano, o criminoso seguiu no regime semiaberto.