Prefeitura do Rio suspende repescagem deste sábado por falta de doses
Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, 84 mil doses estavam previstas para serem entregues nesta sexta. Vacinação neste sábado será apenas de segunda dose
Bryan Ferreira, de 18 anos, tomou ontem a primeira dose da vacina - Marcos Porto/Agencia O Dia
Bryan Ferreira, de 18 anos, tomou ontem a primeira dose da vacinaMarcos Porto/Agencia O Dia
Rio - A Secretaria municipal de Saúde (SMS) anunciou, no início da noite desta sexta-feira, que a repescagem da vacinação neste sábado para o público entre 20 a 29 anos de idade foi cancelada. A explicação é a falta de entrega de doses por parte do Ministério da Saúde. Serão aplicadas apenas a segunda dose para as pessoas já com data agendada e primeiras doses para o público acima de 30 anos, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas e lactantes. Os postos de vacinação funcionarão até 12h.
A possibilidade da suspensão havia sido antecipada pelo DIA nesta tarde. Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a SMS aguardava o envio de cerca de 84 mil doses nesta sexta-feira para realizar a repescagem amanhã. O número era o excedente de um lote de 280 mil vacinas que estava previsto para chegar no início da semana.
"As doses chegaram apenas ontem (quinta-feira). Mas apenas 119 mil. Foi por isso que tivemos falta de vacina em 48 pontos de vacinação da cidade", comentou o secretário.
Em reposta ao DIA, o Ministério da Saúde não confirmou a entrega de novas doses. Confira a nota da pasta:
Publicidade
"O Ministério da Saúde informa que, na manhã de ontem (19), foram entregues mais 516 mil doses de vacinas contra a Covid-19 ao estado do Rio de Janeiro, sendo 218,7 mil da vacina Pfizer e 297,3 mil do Butantan. De 14 a 16 de agosto, outras 470 mil doses também foram entregues ao estado. Cabe aos estados realizarem a distribuição das doses aos municípios.
O quantitativo para primeira e segunda doses é definido em reunião entre representantes da União, estados e municípios e disponibilizado nos Informes Técnicos. A distribuição de doses no país ocorre semanalmente, a partir das entregas das vacinas ao ministério".
A reportagem procurou a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para saber se havia previsão de entrega de novas doses ou se as entregas anteriores foram feitas em número menor do que o previsto, mas ainda não obteve resposta.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.