No domingo (22), o cenário deve se repetir, já que o tempo permanece firmeMarcos Porto/Agencia O Dia

Rio - O Sistema Alerta Rio registrou nesta semana as maiores sensações térmicas do inverno de 2021, na capital fluminense, com recordes na estação Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. Segundo o Alerta Rio, a estação tem uma peculiaridade característica local, que faz a brisa marítima levar umidade para o continente. Como a sensação térmica é medida por meio do cálculo entre a temperatura e a umidade, o fenômeno influencia na ocorrência dos registros elevados.

O meteorologista Nilton Moraes diz que os altos registros de sensação térmica devem continuar até a próxima quarta-feira (25), porque a previsão é de que as temperaturas permaneçam acima dos 30°C, influenciadas por um sistema de alta pressão que atua sobre o município do Rio. Segundo o especialista, a sensação térmica elevada nesta época do ano não é uma novidade. 
"É normal e já aconteceu outras vezes. Como estamos no final do inverno, a quantidade de radiação que chega sobre a cidade vai aumentando à medida que se aproxima da primavera. Em um período seco, a interação desta radiação com a umidade favorece a elevação das temperaturas", explica o especialista.
Publicidade
Por conta do calor, a Praia do Arpoador, na Zona Sul, ficou cheia de banhistas nesta sexta-feira (20). Com o sábado (21) ensolarado, os cariocas voltaram a lotar as praias. O cenário deve se repetir neste domingo (22), já que a previsão do Alerta Rio é de que o dia seja de céu claro a parcialmente nublado, com máxima de 33ºC e mínima de 16ºC, com ventos fracos a moderados e sem chuva.

Já a segunda-feira (23) será de céu claro, com termômetros podendo chegar aos 34ºC. A mínima prevista para o dia é de 18ºC. Não chove e os ventos ficam fracos a moderados. Na terça-feira (24), o céu volta a ficar claro a parcialmente nublado, mas a temperatura continua alta, com a máxima prevista podendo chegar aos 34ºC. A cidade pode registrar mínima de 20ºC. Os ventos permanecem fracos a moderados e não há previsão de chuva.