Morro da SerrinhaREPRODUÇÃO DE VÍDEO

Rio - Um intenso tiroteio no Morro da Serrinha assustou moradores de Madureira, na Zona Norte do Rio, no início da noite desta sexta-feira (10). Desde o início da semana a comunidade é alvo de confrontos entre traficantes locais e criminosos de facções rivais, além de ter sido palco de operações da Polícia Militar. Por volta das 18h30, publicações nas redes sociais relataram a troca de tiros na região. Um perfil chegou a dizer que criminosos estariam "testando" fuzis e que um grupo teria vindo do Campinho, também na Zona Norte, e estaria reunido na Serrinha.
Em outra publicação, uma pessoa diz que a polícia estaria na favela e que houve troca de tiros. Procurada, a Polícia Militar informou que não há registro de confronto envolvendo os militares. "De todo modo, o batalhão da área foi alertado", disse a corporação, em nota. Moradores aproveitaram as redes sociais para lamentar a situação. "Povo da Serrinha no fogo cruzado", escreveu uma pessoa. "Até quando essa guerra estúpida?", questionou outra. "Madureira pede paz!", desabafou mais um usuário.

Nesta quinta-feira (9), a Clínica da Família Mestre Molequinho do Império, devido ao intenso confronto entre facções rivais pelo controle do Morro da Serrinha. Na noite da última quarta-feira (8), traficantes do Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, tentaram invadir a comunidade rival. A volta para casa deixou moradores e quem trabalha na região no meio do tiroteio. Um carro chegou a ser incendiado na Avenida Ministro Edgar Romero, que chegou a ser interditada.

A disputa entre os criminosos já havia provocado uma tentativa de ocupação do Morro do Juramento, controlado pelo Comando Vermelho (CV), realizada em novembro pelos criminosos da Serrinha, que pertence ao Terceiro Comando Puro (TCP). O chefe do tráfico da comunidade de Madureira, Wallace Brito Trindade, conhecido como "Lacoste", também já tentou dominar o Morro do Cajueiro, no mesmo bairro, que também faz parte da facção rival.

Na terça-feira (7), o 9º BPM (Rocha Miranda) realizou uma operação na comunidade para retirar barricadas e verificar denúncias. Na ação, os PMs encontraram um imóvel que pertence ao chefe do tráfico da região, Wallace Brito Trindade, o "Lacoste". O espaço era usado para festas e reuniões dos traficantes e tem áreas de lazer com piscinas e churrasqueiras, além de um canil, com diversos pitbulls. Na quarta-feira (8), os militares voltaram ao local, dessa vez com apoio do Batalhão de Ações com Cães (BAC).
Lacoste liderou invasão ao Morro do Cajureiro que terminou com criança morta
Wallace Brito Trindade, conhecido como "Lacoste" e também identificado como "Flamengo", "WC" ou "Salomão", de 34 anos, é ligado a facção Terceiro Comando Puro (TCP), chefia o tráfico de drogas nas comunidas da Serrinha, Fazenda, Patolinha, São José e Dendezinho, que pertencem ao Complexo da Serrinha, em Madureira, na Zona Norte do Rio.
De acordo com o Portal dos Procurados, a região ostenta a maior quantidade de armas e bocas de fumo da grande Madureira. Segundo informações seriam centenas de fuzis e pontos de drogas, que rendem, mensalmente, mais de R$ 700 mil para facção que domina todas as cinco favelas do complexo, e os traficantes são arregimentados na própria comunidade.

O criminoso vem tentando tomar os pontos de drogas do Morro do Cajueiro, que também fica em Madureira, e é dominada pela facção rival, o Comando Vermelho. No domingo de Páscoa de 2016, Lacoste ordenou que os traficantes invadissem o Morro do Cajueiro e, no momento da invasão, Ryan Gabriel Pereira dos Santos, de apenas 4 anos, que brincava com o avô na calçada, foi atingido por um disparo.
O menino deu entrada em estado grave de saúde no Hospital Estadual Getúlio Vargas, no bairro da Penha. A bala teria entrado pelas costas da crianças e saída por seu peito. Após passar por uma cirurgia, a vítima não resistiu. Contra Wellington constam dois mandos de prisão e um pelo crime de homicídio, além de outro por associação para tráfico, expedidos, respectivamente, pelas 1ª e 2ª Vara Criminal da Capital.
O chefe do tráfico ainda é considerado foragido desde setembro de 2007, quando deixou o Instituto Penal Plácido Sá de Carvalho, do Complexo do Gerinicó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Ele cumpria pena de sete anos, após ser condenado por tráfico de drogas. O Portal dos Porcurados oferece recompensa de R$1 mil por informações que a prisão do crimiso.
O Disque Denúncia recebe informações pelo Zap do Portal dos Procurados, pelo número (21) 98849-6099; pelos telefones (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177, além do App Disque Denúncia RJ e também pelo inbox do Facebook e Twitter dos Portal dos Procurados. O anonimato é garantido.