Taxa de letalidade da covid-19 no Rio está em 5,10%Luciano Belford/ Agência O Dia

Rio - O Rio registrou, nesta primeira semana de 2022, taxa de 41% dos testes positivos para a covid-19. Entre o dia 2 de janeiro e esta quarta-feira (5), a capital teve 5.216 testes positivos, dos 12.723 realizados. De acordo com o painel da doença na cidade, este é o maior número para uma semana desde a segunda semana de janeiro de 2020.
A taxa de letalidade da covid-19 no Rio está em 5,10%, a maior do país. A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES) informou que registrou, até esta quarta, novos 3.469  casos e duas mortes. 
Casos devem aumentar consideravelmente 
O número crescente de diagnósticos positivos de covid-19 na cidade deve piorar nas próximas semanas. A projeção foi feita por especialistas ouvidos pelo DIA, nesta quarta-feira, após dados do painel da prefeitura revelarem um aumento de quase 400% nos casos confirmados entre o último dia 3 e o dia 3 de dezembro. 
"A perspectiva é que vai piorar muito. Estamos só no começo desta onda. Pelo cenário que temos visto no mundo inteiro, o número de casos ainda vai aumentar muito. É uma disseminação muito explosiva, mas é pouco provável que a gente volte aos patamares de internação como tivemos no ano passado e em 2020", disse o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alberto Chebbabo.
Segundo ele, um dos problemas graves que já vem sendo percebidos nas unidades de saúde é o número alto de profissionais de saúde sendo acometidos pelo vírus e entrando em licença. "A gente já começa a ver muita gente afastada por doença nas unidades de saúde", comentou.