Desfile da Escola de Samba do Grupo Especial, G.R.E.S Estação Primeira de Mangueira, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no centro da cidade do RioDaniel Castelo Branco/Agência O Dia

Rio - O Governo do Rio decidiu, nesta sexta-feira, manter o desfile na Marquês de Sapucaí. Em um comunicado, o Governo reforçou que ainda existe a possibilidade do Carnaval de rua ser suspenso pela dificuldade de manter o controle sanitário. Até fevereiro, novas reuniões acontecerão para discutir a situação do Carnaval no Rio. 
Nesta sexta-feira, técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) se reuniram com o Grupo Técnico de Assessoramento a Eventos de Saúde Pública para discutir sobre o atual cenário epidemiológico da Covid-19 no Rio e quais serão os protocolos sanitários em eventos fechados. 
Apesar de decisão da Prefeitura do Rio manter o Carnaval na Sapucaí e em clubes, o Comitê Científico do Governo do Estado desaconselhou, nesta sexta-feira, a realização de qualquer comemoração em todas as cidades. A proposta, que será enviada ao governador Cláudio Castro, foi elaborada em virtude do avanço da pandemia com a chegada da variante Ômicron, da covid-19. Segundo o professor de epidemiologia da UFRJ e integrante do conselho, Roberto Medronho, a decisão visa poupar vidas.
"Nós estamos vivendo um aumento de covid-19 como nunca antes. A curva está se elevando de forma acelerada. Durante as próximas semanas, incluindo as semanas de fevereiro, estes números estarão bem altos e não há a recomendação de fazer o Carnaval mesmo na Marques de Sapucaí e em clubes fechados", explicou o especialista.
O debate sobre a folia promovida pelos blocos começou no início da semana, após um aumento nos números de casos confirmados da Covid-19. A cidade do Rio foi uma das primeiras a cancelar a comemoração do Carnaval na Rua. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, na terça-feira, teve reunião com lideranças dos blocos e comunicou a decisão.
Avanço da Ômicron 
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) informou, na quinta-feira, que 98,1% dos testes positivos de covid-19 feitos na cidade são da variante Ômicron. Nesta sexta-feira, o Rio registrou 6.842 novos casos e quatro mortes. Só na capital, houve o registro de 5.776 casos confirmados e dois óbitos nas últimas 24 horas. No total, o estado acumula 1.375.179 casos confirmados e 69.524 óbitos por coronavírus.