Uso de máscara foi liberado em todos os ambientes fechados nas cinco cidadesCléber Mendes

Rio - Cinco cidades da Baixada Fluminense já suspenderam a obrigatoriedade do uso de máscaras desde o decreto publicado pelo governo do estado dando autonomia para que cada município decida sobre a continuidade da medida sanitária de acordo com seu cenário epidemiológico. Após Duque de Caxias, Belford Roxo, Paracambi, São João de Meriti e Nova Iguaçu também optaram pela medida.

A Prefeitura de Nova Iguaçu seguiu as recomendações e publicou um decreto, nesta quarta-feira (9), que acaba com a obrigatoriedade do uso de máscaras no município. De acordo com o órgão, cada estabelecimento terá autonomia para decidir sobre o uso do acessório. Com a decisão, também foi recomendado que os moradores da cidade continuem andando com a máscara, pois alguns locais podem continuar exigindo o uso.

No município de Paracambi, que teve o decreto publicado nesta terça (8), o uso obrigatório de máscaras permanece somente em unidades de saúde e segue sendo recomendado para pessoas imunodeprimidas, com comorbidades, pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto, além de pacientes com sintomas gripais. Em São João de Meriti, o decreto, também publicado na terça, determina o uso facultativo de máscaras de proteção, em ambiente aberto ou fechado. Porém a medida não se aplica às pessoas infectadas ou com suspeita de contaminação, durante todo o período de transmissão. 

Em Belford Roxo, a utilização de máscaras contra a covid-19 permanece obrigatória somente para pessoas infectadas ou com suspeita de contaminação pela doença, imunodeprimidas ou com comorbidades, com esquema vacinal incompleto ou não vacinadas. Já em Caxias, a decisão de retirar a obrigatoriedade do uso foi feita na última sexta-feira (4), sendo o primeiro município a liberar a utilização facultativa.
A capital também já liberou o uso de máscaras em ambientes fechados e abertos na segunda-feira (7), sendo a primeira capital a liberar o uso total do equipamento de proteção. A notícia dividiu opiniões e não foi tão bem recebida por alguns cariocas que discordaram da decisão, garantindo que ainda permanecerão utilizando máscaras mesmo estando vacinados.

Em outras regiões do estado, as cidades de Itaboraí, Resende, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia já deram fim ao uso obrigatório de máscaras no decorrer desta semana. Mangaratiba também está entre as cidades que, a partir desta quarta-feira, liberou o uso de máscara de proteção contra a Covid-19 em ambientes fechados e meios de transporte.


Mapa de risco

No último mapa, divulgado na sexta-feira (4), as regiões Noroeste e Centro Sul Fluminense estão classificadas em risco médio de transmissão da covid-19, em laranja, e a Região Metropolitana II avançou para o nível muito baixo, em verde. O restante do estado está em nível baixo, em amarelo.

Os municípios classificados com bandeira verde são Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí e Rio Bonito. Foram classificados em bandeira vermelha Varre-Sai, Natividade, Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Laje do Muriaé, São José de Ubá, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Cardoso Moreira e Itaocara, todos na região noroeste. Porciúncula, Cambuci, Italva, Aperibe e Três Rio avançaram para a bandeira laranja. Os demais 72 municípios, incluindo a capital, foram classificados com bandeira amarela, de risco baixo.