Tentativa de assalto provoca tiroteio na Tijuca, Zona Norte do RioReprodução

Rio - A Tijuca registrou mais um episódio de violência na madrugada desta segunda-feira (28). O caso aconteceu na Praça Lamartine Babo, na esquina entre a Avenida Maracanã e a Rua Barão de Mesquita, próximo do 1º Batalhão de Polícia do Exército. Homens tentaram roubar um carro de luxo e foram surpreendidos por policiais militares.
Os criminosos chegaram a render a vítima e entrar no veículo, mas o carro não deu partida por conta de um bloqueio de segurança. Os bandidos então foram atrás do motorista, mas policiais militares chegaram no local e dispararam contra os criminosos.

Os homens fugiram no carro usado para o crime. Ninguém ficou ferido. 
Testemunhas filmaram quando os policiais iniciam os disparos. Outros carros passavam pela via.
Confira vídeo:
O presidente do conselho comunitário da Grande Tijuca, Jaime Miranda, afirmou que apesar dos índices de violência terem diminuído nos últimos cinco anos, os eventos sucessivos no bairro provocaram um aumento na sensação de inseguranças. "O que eu tenho sentido é o aumento da sensação de insegurança. Houve a facada que matou o engenheiro, a morte do farmacêutico na São Francisco Xavier e agora a tiroteio na esquina da Avenida Maracanã com a Barão de Mesquita. São cenas que impactam muito, apesar dos índices que apresentaram melhora nos últimos cinco anos", afirmou.
Jaime cobra o reforço dos efetivos da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Ele elogiou o batalhão responsável pela área. "Eu entendo que a gente precisa de um aumento de efetivo. Onde tem o programa Segurança Presente, os índices são muito baixos. O comando do 6º BPM (Tijuca) tem tirado leite de pedra. Cabe ao governo aumentar o efetivo. É preciso investir em tecnologia. O problema não está na ponta. A gente acompanha de perto o trabalho deles", elogiou.
Durante o anúncio de um pacote de benefícios para a Polícia Civil, na Cidade da Polícia, nesta segunda-feira, o governador Cláudio Castro lamentou a morte do farmacêutico Carlos Alexandre Rezende, de 40 anos, na última sexta (25).
"A gente lamenta muito. Estamos trabalhando duro para que situações como esta não aconteçam. Na própria Tijuca já colocamos Segurança Presente, Bairro Seguro, já aumentamos efetivo. A polícia está fazendo seu trabalho. Situações como esta infelizmente acontecem. Quem olha os dados do ISP vê que está despencando, mas infelizmente, a gente ainda não zerou. Eu lamento demais", afirmou Castro.

A Polícia Militar informou que, no início da madrugada desta segunda-feira (28), policiais militares do 6ºBPM (Tijuca) foram à Rua Doutor Satamini para verificar uma possível manifestação, quando se depararam com um roubo a veículo em andamento na Rua Barão de Mesquita, esquina com Av. Maracanã. Ao avistarem a viatura, os criminosos efetuaram disparos de arma de fogo contra os policiais e houve confronto. Os criminosos fugiram. Não houve feridos. A ocorrência foi encaminhada para a 19ªDP (Tijuca).
De acordo com a 19ª DP (Tijuca), a vítima ainda não procurou a delegacia para registrar ocorrência, mas os agentes iniciaram as investigações após a veiculação das imagens nas redes sociais. Os policiais realizam diligências para coletar imagens de câmeras de monitoramento da região, a fim de apurar a dinâmica do crime e identificar os autores.
Uma testemunha do confronto afirmou, em sua conta no Twitter, que nunca ouviu tiros tão de perto. "Estamos aqui na Tijuca hoje. Bala comeu solta agora há pouco - altura do batalhão do exército na Av. Maracanã. Nunca ouvi tiros tão de perto, deitamos no chão... Que pânico", escreveu. "Rolou tiroteio aqui fora do quartel , Tijuca tá f***, hein, rapaziada", escreveu outro usuário. Em grupos moradores do bairro compartilhou a hashtag "#socorrotijuca" ao comentar os recentes casos de violência na região.
Outros casos
Neste domingo, familiares e amigos se despediram do farmacêutico Carlos Alexandre Rezende, de 40 anos, sob forte comoção. Ele foi vítima de latrocínio na última sexta-feira na Rua São Francisco Xavier, na Tijuca, quando buscava sua namorada que vinha de São Paulo para passar o fim de semana com ele.
No sábado (26), dois criminosos foram presos no momento em que assaltavam pedestres na Rua Uruguai. De acordo com a PM, uma equipe da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) de Andaraí passava pelo local quando viu os criminosos agindo. Durante uma tentativa de abordagem, os agentes foram atacados a tiros pela dupla e houve confronto.
Na ação, um suspeito foi atingido e socorrido ao Hospital Federal do Andaraí. Seu estado de saúde não foi divulgado. O segundo criminoso foi detido. Nenhum policial ficou ferido. Uma pistola foi apreendida, e a moto que os bandidos estavam, que era roubada, foi recuperada. A foi encaminhada para a 20ª DP (Vila Isabel).
No dia 11 deste mês, o engenheiro Gabriel Barbosa Leite, de 33 anos, morreu após ser esfaqueado na Rua Conde de Bonfim, próximo da Rua Alzira Brandão. Imagens de segurança obtidas por investigadores da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) mostraram o momento do ataque.