Ato de greve feito por grupos de garis, desta vez na porta da sede da Comlurb, na Tijuca, nesta quarta-feira (06). Fabio Costa

Rio - Em uma nova tentativa de dar fim a greve dos garis, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RJ) marcou mais uma rodada de negociações para a próxima segunda-feira (11), às 14h. Nesta quarta-feira (6), o Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação (Siemaco) entrou com pedido de reabertura de nova conciliação no TRT.

De acordo com o secretário geral do Siemaco/RJ, Antonio Carlos da Silva, após 10 dias de greve e sem uma solução, a categoria ainda enfrenta um parecer de abusividade da greve dado pelo Ministério Público do Trabalho.

“Nos últimos dias, o prefeito (Eduardo Paes) disse que estava disposto a negociar. No pedido de reabertura das negociações, porém, não citamos valores”, informou Silva.

Gari e integrante do Círculo Laranja, Roberta Martins, disse que na manhã desta quarta-feira representantes dos trabalhadores estiveram reunidos em frente à sede da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), na Tijuca, onde tentaram ser recebidos pela presidência. Sem sucesso, os garis se juntaram ao protesto dos servidores municipais em frente à prefeitura. No entanto, também não foram recebidos por Paes.

”A nossa luta é pela valorização da vida e contra um plano de saúde de morte. Não somos baderneiros e nem estamos ligados a qualquer grupo político. Até o momento, estamos vendo manobras que estão desgastando a categoria”, avaliou Roberta.

A representante do Círculo Laranja informou que a última sugestão dada pela categoria ao sindicato, que previa reajuste de 15% dos salários e nos tíquetes de alimentação, não tinha sido anexada ao processo do TRT. Por sua vez, Silva disse que o pedido do Siemaco/RJ é pela reabertura das negociações, mas que no momento não caberia citar valores a serem acordados.

Por meio de nota, a Comlurb disse que “sempre se mostrou disponível a negociar com a categoria, tendo inclusive aumentado significativamente sua proposta inicial”. De acordo com a companhia, nessa etapa do processo, os percentuais foram propostos pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Ministério Público do Trabalho (MPT) em audiência de conciliação, cabendo às partes aceitarem ou não.

“A Comlurb aceitou, mas o sindicato optou em manter a greve ilegal. Diante da intransigência dos grevistas, que ainda insistem nos piquetes agressivos e nos danos aos caminhões de coleta, a Comlurb agora aguarda a decisão final da Justiça”, disse trecho da nota. 
De acordo com Luiette Ornellas, presidente do Círculo Laranja, após o ato na prefeitura, trabalhadores em greve decidiram se reunir nesta quinta-feira (7), às 10h, no TRT. O objetivo é pedir que a nova audiência de conciliação seja antecipada.
“Nós queremos limpar, mas o Eduardo Paes precisa querer pagar. A nossa ida no TRT é no sentido de antecipar essa negociação, esse diálogo para que os trabalhadores possam retornar o mais breve possível. Até porque segunda-feira é um dia que tem muito lixo na cidade, final de semana é muita coisa que as famílias produzem. Queremos muito antecipar essa negociação pelo bem dos trabalhadores e da cidade como um todo”, analisou Luiette.